quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

GRUPO MUSICAL DO PONTO DE CULTURA PARTICIPA DO 3º DOMFA MUSIC FESTIVAL E CONVIDA TODA COMUNIDADE PARA PRESTIGIAR O EVENTO

A Rádio Integração tem o prazer de convidar toda comunidade e região para prestigiar a  3ª Edição do  DOMFA MUSIC FESTIVAL, é neste SÁBADO dia 20 DE DEZEMBRO DE 2014, a partir das 20 horas na QUADRA DE ESPORTES DA ESCOLA ESTADUAL.  Apresentação Especial de Natal do Grupo Musical do Ponto de Cultura Integração e participação de artistas locais como: Júnior Andrzeyeski, Paulo Sérgio Lasek, Juares Pereira, Banda Expressão Musical e Grupo Campo a Fora. Traga sua cadeira e seu chimarrão e venha prestigiar mais este evento realizado pela Equipe da Rádio Integração.  Apoio: Refrigeração e Mecânica Rosinski de Claudio Rosinski, Banrisul, Posto Janovik, Banco do Brasil e Direção da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Feliciano.

GRUPO MUSICAL DO PONTO DE CULTURA INTEGRAÇÃO SE APRESENTA NA COMUNIDADE PELO ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO

A Associação Com. Pe. Constantino Zajkowski que coordena o Ponto de Cultura Integração, e através dele proporciona a mais de 250 pessoas da comunidade cursos diversos gratuitos, possui também gratuitamente as Oficinas de Música e Vocal ministradas pelos Professores  Marta Suppi e Abimael Stand. E na Semana de Aniversário do município prestando uma homenagem ao mesmo, saímos em visita a comunidade para apresentações musicais. Visitando comércios locais, Banco do Brasil, Banrisul, Prefeitura Municipal e Escola Estadual. O Grupo Musical do Ponto de Cultura Integração parabeniza o município pelo se aniversário e deseja a todos os munícipes Um Feliz e Abençoado Natal e Próspero Ano Novo!!! MAIS FOTOS ACESSE NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/pontodecultura.integracao/media_set?set=a.375424839286105.1073741827.100004557752192&type=1&pnref=story 

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

GRUPO MUSICAL DO PONTO DE CULTURA INTEGRAÇÃO SE APRESENTA PELA PRIMEIRA VEZ

No dia 03 de dezembro de 2014, a tarde o Grupo Musical do Ponto de Cultura Integração coordenado pela Prof.  da Escola de Música Sol Maior de Camaquã Marta Elisa Suppi, prestando uma homenagem ao Município pela semana de seu aniversário, se apresentou no Hospital São José, com apresentações do coral e dos instrumentistas. Uma turma da Escola Catulino que estava passando pelo local também assistiu a apresentação. Tenho a alegria de informar que eu Luciana, faço parte do Coral e que amanhã, quinta-feira o Grupo se apresentará na Prefeitura Municipal e nas Escolas Estadual e Catulino Pereira da Rosa. Para o Natal o grupo esta preparando uma apresentação especial, aguardem!

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

PROJETO DE PESQUISA HISTÓRICA SOBRE DOM FELICIANO É ENTREGUE AO PONTO DE CULTURA INTEGRAÇÃO

No início do mês de outubro Luciana Terezinha Novinski entregou nas mãos do Presidente da Associação Pe. Constantino Zajkowski que também é responsável pelo Ponto de Cultura Integração do Ministério da Cultura Sr. Marco Aurélio Tyska, o Projeto de Pesquisa Histórica sobre Dom Feliciano, impresso e digitalizado. Contendo informações desde o inicio da colonização até o momento atual, ficando agora a disposição do Ponto de Cultura Integração que poderá coloca-lo a disposição da comunidade. Um trabalho coordenado pela pesquisadora Luciana Terezinha Novinski que teve o apoio de Diretores, Professores e alunos das escolas de nossa cidade, tanto da sede como escolas do interior. O mesmo é composto por fotos antigas e atuais, documentos brasileiros e poloneses, a chegada dos imigrantes a colônia, as tentativas de emancipação, o Processo de Emancipação Completo, curiosidades e personalidades. Um tesouro para preservação de nossa história!

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

OFICINA DE PESQUISA HISTÓRICA SOBRE DOM FELICIANO ESTA QUASE CONCLUIDA

A Oficina de Pesquisa Histórica sobre Dom Feliciano realizada pelo Ponto de Cultura Integração, com a coordenação de Luciana T. Novinski, com apoio das Escolas do Município, esta quase concluída, sendo que a mesma estará a disposição da comunidade para pesquisa. Abaixo algumas fotos que farão parte do arquivo:



Sociedade Colonial de São Feliciano - posteriormente Escola Maria Santíssima
Políticos reunidos em 1938 para tratar sobre cooperativa. Casa do Sr. Stanislaw Bujnowski
Plebiscito de Emancipação. Onde hoje é o Salão Paroquial
Fábrica de Balança para Caminhão.
ARYSTARCH KASZKUREWICZ 
O Artista dos Deuses


PE. CONSTANTINO ZAJKOWSKI 
 Uma das pessoas que mais contribuiu para o crescimento e desenvolvimento da comunidade de Dom Feliciano.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

FÓRUM SOBRE DOM FELICIANO SE REALIZA NA UNIASSELVI EM CAMAQUÃ


Realizou-se na segunda-feira dia 29 de setembro no Polo Servi Camaquã da Uniasselvi o FÓRUM SOBRE DOM FELICIANO, organizado  pelas alunas de História Marina Mendonça Marçal e Suzana Zalewski Rosiak Turma HID0288  e pela Professora tutora-externa Maria Ronilda Wurdel Govêa. Fizeram parte da mesa de Autoridades  o Diretor Administrativo da SERVI Carlos Lucindo Moreira, a Prof de História  Maria Ronilda Wurdel Govêa, o Prefeito de Dom Feliciano Dalvi Soares de Freitas   e a Secretária de Educação de Dom Feliciano Sra.  Janete Inês Balczarek. Esteve se apresentando  o Conjunto Folclórico Polonês Solidarnosc e eu Luciana Terezinha Novinski estive palestrando sobre o Município de Dom Feliciano. Fiquei muito feliz pois através de meu trabalho de Pesquisa Histórica através do Ponto de Cultura falei com bastante precisão e veracidade sobre  nosso município.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

FÓRUM SOBRE DOM FELICIANO SE REALIZARÁ DIA 29/09 NA UNIASSELVI EM CAMAQUÃ

É com muito prazer que eu, Luciana T Novinski,  estarei mais uma vez palestrando sobre nosso município de Dom Feliciano. Nesta segunda-feira dia 29 de setembro de 2014 às 19h,  a convite da turma de Historia HID0288 que estarão realizando um Fórum sobre a Historia do município de Dom Feliciano no Espaço Cultural e Centro de Eventos Polo Servi Projetos e Cursos – Uniasselvi. Os participantes do fórum estarão recebendo certificado de 4 horas. Por isso convidamos a todos que participem conosco, pois além das palestras que alunas também estarão realizando, teremos a participação do Conjunto Folclórico Polonês Solidarnosc. Venha prestigiar este belo trabalho organizado pelos alunos de uma das turmas de História da Uniasselvi.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

INICIAM OS TRABALHOS PARA MONTAGEM DO ARQUIVO HISTÓRICO DO PONTO DE CULTURA INTEGRAÇÃO

A Oficina de Pesquisa Histórica do Ponto de Cultura Integração iniciou essa semana suas atividades com a visita da Instrutora de Pesquisa do mesmo Luciana Terezinha Novinski as escolas para realizar o convite aos alunos interessados em trabalharem juntos no projeto, que tem apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e das Escolas participantes. A Escola Estadual de Ensino Médio de Dom Feliciano também esta participando com os alunos das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio (Manhã).  Nas Escolas Municipais dos municípios as turmas de 7ª e 8ª série é que estão diretamente envolvidas na Oficina, e também alunos voluntários, líderes e vice-líderes de turma, Professores Regentes e Diretores estão empenhados em nos apoiar para que um trabalho bem elaborado e completo seja realizado para que fique para posteridade no Ponto de Cultura Integração, preservando a história de nosso município. 

terça-feira, 10 de junho de 2014

INICIA O PROJETO DE PESQUISA HISTÓRICA DO PONTO DE CULTURA INTEGRAÇÃO

A partir de Junho Luciana Terezinha Novinski estará desempenhando no Ponto de Cultura Integração a função de Instrutora de Pesquisa Histórica para criação de um arquivo Histórico sobre o Município de Dom Feliciano. Para isto com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Dom Feliciano estará visitando as Escolas Pólo Municipais e a Escola Estadual para realizar um trabalho em conjunto com os alunos, formando equipes para realizar a pesquisa e também apoio de pessoas que conhecem a história da comunidade,  visando atingir o maior número possível de informações referentes a história de nosso município. Mas gostaria de também de contar com o apoio de toda comunidade para realização deste Projeto, convidando a você que tem em casa algum documento antigo, foto, ou informação que foi repassada por seus antepassados que entre em contato conosco através da Rádio integração ou diretamente comigo para nos doar ou emprestar este material para que possamos realizar cópias do mesmo. Se trabalharmos unidos com certeza teremos um Arquivo bastante completo que posteriormente poderá ser usado para pesquisa por todos os interessados, mas especialmente pelos estudantes de nossa comunidade. Conto com seu apoio, vamos juntos realizar este Projeto que visa preservar a História de nosso município e de todos que neles viveram e vivem.

PROGRAMA "ENCONTRO COM A CULTURA" DE VOLTA NA RÁDIO INTEGRAÇÃO FM DE DOM FELICIANO

Com alegria comunico que eu Luciana Terezinha Novinski estarei novamente a frente do programa “Encontro com a Cultura” da Rádio Integração FM, que vai ao ar todas as segundas-feiras das 17h as 19h. Sempre passando muitas informações sobre a Cultura Gaúcha, Cultura Polonesa, dicas de livros, filmes, Previsão do Tempo, informações do Ponto de Cultura Integração, Momento Culinário e muita música. Conto com a sua audiência através das ondas da Rádio Integração 87,5 FM ou pela internet no site www.radiointegracao.com ou ainda pelo celular durante o programa no (51)96771130. Obrigado desde já pelo carinho e pela audiência.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

PALESTRA SOBRE ETNIA POLONESA

No dia 29 de maio de 2014 eu Luciana Terezinha Novinski a convite da Escola Osvaldo Aranha de Camaquã estive na mesma palestrando sobre a Etnia Polonesa. Falando sobre a História da Polônia, costumes, tradições e curiosidades. Tirando também as dúvidas dos alunos e professores presentes. Agradeço o carinho da Direção, professores, alunos e da minha amiga Andresa Koepp supervisora da mesma, o delicioso café da tarde e os presentes. Muito obrigado de coração!




domingo, 27 de abril de 2014

MINHA HOMENAGEM A ESTE EXEMPLO DE FÉ E AMOR INCONDICIONAL AO PRÓXIMO, O QUAL JÁ SOU DEVOTA! SÃO JOÃO PAULO II

Natural de Wadowice, a 50 quilômetros de Cracóvia, na Polônia, onde foi arcebispo e cardeal, percorreu todos os continentes nos 26 anos e 5 meses em que chefiou a Igreja Católica. Nas duas primeiras viagens ao Brasil, em 1980 e 1991, foi a 23 cidades, incluindo todas as capitais e o Santuário de Aparecida. João Paulo II era uma figura carismática e envolvente. Conquistava as pessoas com seu constante bom humor. Fazia piadas, gostava de trocadilhos, cantava com sua voz de barítono e improvisava tiradas surpreendentes, falando às multidões em sua língua. A veneração por Wojtyla transbordou na semana de seus funerais, em abril de 2005, quando a multidão começou a pedir sua canonização. "Santo súbito!", gritavam milhares de fiéis no Vaticano. O coro se repetia após a eleição de Bento XVI, toda vez que o alemão Joseph Ratzinger citava o nome de João Paulo II, de quem fora fiel escudeiro como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. Resposta imediata: o papa polonês foi beatificado em 2011 e está sendo canonizado agora. A imagem de santo que culmina com a celebração deste domingo tem raízes na vida sofrida de Wojtyla, dos tempos de menino órfão em Wadowice e de seminarista clandestino na Polônia ocupada por nazistas até a resistência ao comunismo imposto pelos soviéticos após a Segunda Guerra. A auréola de santidade brilhou ainda mais a partir de 13 maio de 1981, quando o papa foi vítima de um atentado na Praça São Pedro. João Paulo II atribuiu à Nossa Senhora de Fátima, cuja festa se comemorava na data, o "milagre" de ter escapado da morte. Recuperado, visitou e perdoou na prisão o turco Mehmet Ali Agca, que havia atirado nele. Lolek, como o papa era chamado pelos amigos, perdeu a mãe, Emília, em 1929, e o irmão médico Edmund em 1932. Em Cracóvia, para onde se mudaram, dividiu um apartamento com o pai, também Karol, oficial reformado do Exército, que morreu em 1941. "Aos 20 anos, perdera todos os que nesta vida tinha podido amar", disse mais tarde. Restavam os amigos, colegas de escola, companheiros de palco no teatro e operários de trabalho braçal em uma fábrica de produtos químicos. Tanto em Wadowice quanto em Cracóvia, Lolek convivia com numerosos judeus. Muitos deles foram arrastados para a morte em Auschwitz, o campo de concentração vizinho de sua cidade, que visitou muitas vezes enquanto vivia na Polônia e, em junho de 1979, como papa. Em 1988, entrou em uma sinagoga em Roma, tendo sido o primeiro papa a ter esse gesto. Wojtyla morreu aos 84 anos, no início da noite de 2 de abril de 2005.

PAPA FRANCISCO PROCLAMOU NO DIA 27 DE ABRIL A SANTIDADE DOS PAPAS JOÃO XXIII E JOÃO PAULO II EM UMA GRANDE CERIMÔNIA NA PRAÇA DE SÃO PEDRO

A multidão calculada em 800 mil peregrinos que assistiram neste domingo, 27, à missa de canonização dos papas João XXIII e João Paulo II prendeu a respiração por um instante e em seguida aplaudiu, entre sorrisos e lágrimas, as palavras que Francisco pronunciou em latim, ao anunciar a decisão de declarar santos os seus dois predecessores. A fórmula era ritual, mas a emoção foi muito grande diante do quadro que se tinha à frente, com a imagem de quatro papas - Francisco ao lado do papa emérito Bento XVI no altar e os dois novos santos projetados em painéis coloridos na sacada da Basílica de São Pedro. Eram 10h15 (5h15 no horário de Brasília). Uma chuva fina que ameaçava a festa parou de repente e o sol apareceu no céu nublado como em um milagre. Um momento de emoção para todos os católicos. Confira algumas fotos da cerimônia no link abaixo: http://g1.globo.com/mundo/fotos/2014/04/veja-imagens-da-canonizacao-de-joao-paulo-ii-e-joao-xxiii.html#F1187844




sexta-feira, 28 de março de 2014

CASA DA CULTURA DO IMIGRANTE AGORA ABERTA TAMBÉM AOS FINS DE SEMANA

O Departamento de Cultura de Dom Feliciano, que tem como Diretora Luciana T. Novinski comunica à todos que a Casa da Cultura do Imigrante, situada da Rua 7 de Setembro, nº 38 na Praça da República em Dom Feliciano, que abriga o Museu Municipal e a Biblioteca Pública Municipal Francisco Valdomiro Lorenz, além de seu funcionamento normal de segunda à sexta-feira das 8 às 12h e das 13 às 17h está aberta também aos fins de semana. Nos sábados e domingos das 13h30min as 17h. Se você é sócio de nossa Biblioteca pode retirar livros, mas se não for e quiser apenas começar a ler um livro pode fazer a tarde na Biblioteca, e trazendo o documento de identidade pode também tornar-se sócio, caso ainda não seja. Comunicamos que o Museu Municipal que esta de braços abertos para recebe-los logo também estará com todo acervo etiquetado, pois as etiquetas de identificação já estão sendo confeccionadas, mas enquanto isso você será bem recebido por um de nossos funcionários que fara uma visita guiada. Venha nos visitar, desde já agradecemos a sua presença!

quinta-feira, 20 de março de 2014

DOMINGO DE AGITO COM A 2ª ETAPA OFICIAL DO CAMPEONATO DE SOM, TUNING E REBAIXADOS EM DOM FELICIANO

No dia 16 de março de 2014 o Departamento de Cultura que tem como Diretora Luciana T. Novinski, com apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Educação, Departamento de Comunicação e Brigada Militar,  realizou-se em frente a Prefeitura  como mais uma atração do “1º FEST DONFA” a 2ª ETAPA OFICIAL DO CAMPEONATO DE SOM, TUNING E REBAIXADOS com a Infinit Eventos. Tivemos a participação de vários municípios concorrendo em diversas categorias e entre os vencedores também domfelicianenses. Um diferencial foi a CARRETINHA ALTO NÍVEL, que esteve agitando ainda mais o público presente que pode ter um domingo diferenciado de muito agito e alegria que acabou a tardinha com a entrega dos troféus aos vencedores. A todos que se fizeram presentes concorrendo e prestigiando nosso agradecimento. E em breve a lista dos premiados, aguarde!

1º ENCONTRO DE MOTOS DE DOM FELICIANO NO 1º FEST DONFA FOI UM SUCESSO

No dia 15 de março de 2014 o Departamento de Cultura de Dom Feliciano que tem como Diretora Luciana T. Novinski, com apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Educação, Departamento de Publicações, Assessoria de Imprensa e Brigada Militar,  realizou na Praça da República o 1º  Encontro de Motos de Dom Feliciano que superou as expectativas, pois em sua primeira edição teve 17 Moto Grupos Representados, sendo eles: OS BARBAS DO ASFALTO – GUAÍBA, MOTOQUEIRO FANTASMA – GUAÍBA, SELVAGENS DO ASFALTO – CAMAQUÃ, CORINGAS DA ESTRADA – CAMAQUÃ, FANTASMAS DO ASFALTO – ELDORADO DO SUL,  AVULSOS NO ASFALTO – TAPES, ANCIÃOS DO ASFALTO – CAMAQUÃ, VENTO MINUANO – GUAÍBA, MOTO GRUPO DESGARRADOS – CAMAQUÃ, MALDOMADOS – CAMAQUÃ, MOTO GRUPO ALMA ESTRADEIRA – TAPES, MOTO GRUPO CAMAQUÃ – CAMAQUÃ, MAQUINADOS MOTO GRUPO – CAMAQUÃ, ASAS DA LIBERDADE – CAMAQUÃ, OS PERDIGUEIROS – CAMAQUÃ, RATOS DE IPANEMA – CAMAQUÃ, ROTA 350 – DOM FELICIANO e muitos motociclistas. O encontro iniciou com um café de recepção aos motociclistas que chegaram pela manha ao evento, e as 16 horas realizou-se a Abertura oficial presidida pela Diretora de Cultura Luciana Novinski onde também estiveram presentes: representando o Prefeito Municipal que estava impossibilitado de comparecer por motivos de saúde o vice prefeito Zeno Rutikowski que fez uso da palavra, também presentes a Corte do Município com a presença da 1ª Princesa Vanessa Brys e da 2ª Princesa Sandrine Sosnowski da Silveira, e o Secretario de Infra Estrutura Urbana Sergio Alves e com entrega de troféus de participação aos Moto Grupos e medalhas aos motociclistas participantes.  Após foi realizado um desfile na rua principal da cidade com apoio da Brigada Militar que conduziu o mesmo. E a noite a partir das 20h os presentes puderam curtir um grande show  a cargo da Banda Doctor Dog, que fez os motociclistas pedirem bis. A praça de alimentação também foi diferenciada pois além das bebidas tradicionais, crepe e churrasquinho,  também tinham a venda deliciosos coquetéis que eram produzidos pelo Roda Vida presente no evento e salgados como Pierigi, o tradicional Pastel Polonês.

terça-feira, 11 de março de 2014

BIBLIOTECA FRANCISCO VALDOMIRO LORENZ CONTEMPLADA COM MAIS DE 400 LIVROS NOVOS

A Biblioteca Pública Francisco Valdomiro Lorenz recebeu esta semana mais de 400 livros novos através de pedido feito pela Diretora da Casa da Cultura Luciana T Novinski Rembowski  ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). No acervo literatura infantil e juvenil, biografias de personalidades, livros pedagógicos e muitos outros. Buscando sempre o melhor para seus leitores a Diretora comunica que logo estarão também a disposição da comunidade na Biblioteca os livros novos de Literatura estrangeira, espiritismo, auto ajuda, trilogias diversas e os últimos lançamentos em livros. Se você ainda não é sócio de nossa Biblioteca não perca tempo, traga um documento e uma foto 3x4 e faça seu cadastro, pois um dos melhores prazeres da vida é a leitura e aqui você tem gratuitamente. A Biblioteca Francisco Valdomiro Lorenz espera por você!

segunda-feira, 10 de março de 2014

INICIA O "PROJETO MÚSICA É CULTURA" NA CASA DA CULTURA


Nesta segunda-feira dia 10 de março de 2014 iniciou-se na Casa da Cultura o Projeto “Música é Cultura” com aulas de violão e teclado gratuitas para a comunidade e ministradas por Paulo Sérgio Lasek.  O Projeto oferece Curso Básico de Violão e Teclado e tem duração de três meses. Segunda a Diretora Luciana os alunos estão felizes pela oportunidade e esperam aprender bastante. O mesmo ocorre uma vez por semana e tem 4 alunos por turma para que todos sejam atendidos como merecem, com dedicação e atenção. Casa da Cultura do Imigrante sempre oferecendo o melhor pra você!

CASA DA CULTURA PARTICIPA DO 1º ENCONTRO DA MULHER DONFELICIANENSE

A Casa da Cultura do Imigrante esteve presente no 1º Encontro da Mulher Donfelicianense realizado pela Secretaria de Cidadania, Ação e Desenvolvimento Social com a Exposição "As Grandes Mulheres da História" e distribuição de lembrancinhas. O dia dedicado a todas as mulheres teve serviços de corte de cabelo, maquiagem e manicure gratuitos (SENAC) e distribuição de suco, crepes e muitas guloseimas. A animação foi a cargo de Marcelo Maresia que alegrou  a tarde das mulheres, e tivemos  a participação da Secretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres com informações sobre violência contra mulher no ônibus Lilás que esteve presente no vento. Em nome da Direção e equipe da Casa da Cultura fica a homenagem para todas as mulheres pelo seu dia que na verdade deveria ser comemorado todos os dias!