segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O TRADICIONAL CHÁ DA TARDE POLONÊS “PODWIECZOREK KULTURALNY” FOI UM SUCESSO

A comunidade de Dom Feliciano e região pode provar neste Domingo, dia 13 de novembro as delícias da culinária polonesa em mais um "PODWIECZOREK KULTURALNY" realizado pela BRASPOL com apoio da Prefeitura Municipal, Casa da Cultura e Paróquia Nossa Senhora de Czestochowa, que se realizou no Salão Paroquial e contou com a presença de pessoas da comunidade e de cidades vizinhas como Camaquã e Amaral Ferrador. O evento teve início as 16h e 30 min com a apresentação do Conjunto Folclórico Polonês Solidarnosc que surpreendeu os presentes com novas danças e coreografias, com muita descontração e vivacidade em sua maioria. Após as apresentações as Ministras Isabel Balczarek e Maria Lorena que também são da Diretoria da BRASPOL fizeram uma oração abençoando os alimentos e todos os presentes e então todos puderam aproveitar um variado cardápio que foi preparado pelos integrantes e também amigos da BRASPOL que sempre nos ajudam. Agradecemos aos comércios e pessoas da comunidade que fizeram doações e de alguma forma colaboraram para realização de mais um evento que busca preservar as tradições de nossos antepassados. Agradecemos também a BRASPOL de Camaquã que mais uma vez organizou uma excursão, fazendo assim com que mais pessoas pudessem conhecer nossa cidade e nosso evento, desta forma divulgando nosso trabalho. A Presidente da BRASPOL de Dom Feliciano Luciana T Novinski Rembowski disse que se sente realizada  por poder mais uma vez homenagear os antepassados poloneses através do resgate de uma tradição que é o Chá da Tarde Polonês Cultural que sempre traz uma apresentação ligada a etnia, buscando assim preservar a história deste povo.  

A CULTURA POLONESA PRESENTE NA 31ª FEIRA DO LIVRO DE CAMAQUÃ

A XXXI Feira do Livro de Camaquã que iniciou dia 09 de novembro na Praça Zeca Netto realizou no sábado dia 12 de novembro de 2011,  um dia dedicado a cultura polonesa, e a convite de Elenisa Justo -Secretária de Cultura e Turismo de Camaquã e da Escritora Aidê Campello Dill, Luciana T Novinski Rembowski a Diretora do Dep. de Cultura e Turismo de Dom Feliciano esteve presente no evento prestigiando o Lançamento do Livro “Aprendendo com o Polaquinho” de Aidê Campello Dill, conterrânea de Dom Feliciano e acompanhando o Conjunto Folclórico Polonês Solidarnosc de Dom Feliciano que encantou os presentes com sua belíssima apresentação, o Prefeito de Dom Feliciano Clênio Boeira da Silva também esteve no evento e ao visitar  o estande  da Casa do Poeta conversou com o escritor Onélio Lopes Chagas que o presenteou com seus livros. Tivemos a oportunidade de também participar ao vivo na Rádio Camaquense do programa Controle Geral apresentado pelo comunicador Alvorino e visitar os demais estandes que estavam muito bem organizados. Uma oportunidade de adquirir mais conhecimento através dos livros e programação variada oferecida aos visitantes, que se estendeu até o dia 14. Para Diretora Luciana “a Equipe da Secretaria de Cultura e Turismo que organizou a Feira está de parabéns pelo evento, agradecemos a oportunidade de poder mostrar para região um pouco de nossa cultura polonesa que tanto preservamos.”

PRESENÇAS IMPORTANTES NO ENCERRAMENTO DA EXPOSIÇÃO “ JOÃO CÂNDIDO – O ALMIRANTE NEGRO”

A Exposição "João Cândido - O Almirante Negro” que se realizou na Casa da Cultura do Imigrante com o apoio da CONCOR, recebeu no último dia de exposição, sexta-feira dia 11 de novembro as ilustres visitas do Coordenador Administrativo da COOHRREIOS - Paulo Renato Machado da Silva, do Coordenador de Relações Sindicais e do Trabalho -  Edmilson de Campos  e escritor Éder Luiz Farias que escreveu o livro “Da Música à Medicina”, que vieram para visitar a mesma, já que não puderam estar presentes na abertura. Na ocasião reafirmaram o compromisso de realizarmos nas escolas em conjunto o Projeto "Exposição Itinerante de Aprendizagem" levando as exposições para as escolas na cidade e no interior. Também foram tratados assuntos referentes ao Carnaval de 2012, onde provavelmente com o apoio da entidade teremos novidades que logo estaremos divulgando. Estamos felizes por estarmos firmando parcerias com entidades renomadas como a CONCOR e o COOHRREIOS preservando assim a memória de João Cândido, este grande herói da Revolta da Chibata que nasceu em Dom Feliciano e propagando o belo trabalho desenvolvido por estas entidades ligadas a Cultura Afro.