Setembro Amarelo é uma campanha
de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015
pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e
ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao
mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia
é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo
mais visibilidade à causa. Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades,
entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram
neste movimento que vai de norte a sul do Brasil. Monumentos como o Cristo
Redentor (RJ), o Congresso Nacional e o Palácio do Itamaray (DF), o Estádio
Beira Rio (RS) e o Elevador Lacerda (BA), para citar apenas alguns, e até mesmo
times de futebol, como o Santos FC, Flamengo e Vitória da Bahia, participam da
campanha. Mas todos podem ser divulgadores desta importante causa. Ações na
rua, caminhadas, passeios ciclísticos, roupas amarelas ou simplesmente o uso do
laço no peito já despertam atenção e contribuem para a conscientização. Faça
parte desta causa! Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O
dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é
fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.
A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar
sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações.
Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas
contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa
realidade. É fato que o suicídio é um fenômeno complexo, de múltiplas
determinações, mas saber reconhecer os sinais de alerta pode ser o primeiro e
mais importante passo. Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de
interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do
desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases
como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” podem indicar necessidade de
ajuda. O suicídio é um ato de comunicação. Quem se mata, na realidade tenta se
livrar da dor, do sofrimento, que de tão imenso, parece insuportável. E não se
esqueça: a campanha é em setembro, mas falar sobre prevenção do suicídio em
todos os meses do ano é fundamental, existe também um número de telefone que
esta a disposição para ouvir quem estiver precisando é o 188 que fica 24 horas
no ar!
Bem vindo ao "BLOG DA LÚ", um blog criado por mim Luciana T. Novinski para divulgação de minha cidade natal Dom Feliciano, os trabalhos relacionados a cultura que realizei de 2009 à 2012,2013,parte de 2014,2017 e parte de 2018 quando a frente do Dep. de Cultura do mesmo.A vida de Francisco Valdomiro Lorenz que até escrevi um livro, atividades diversas e da cultura polonesa realizadas por mim, e colunas do Jornal da Integração que escrevi até 10/2023.Obrigado por nos acompanhar!