sexta-feira, 16 de julho de 2010

CERIMÔNIA DE ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “ MEMÓRIAS DO BISPO DOM FELICIANO” É UM SUCESSO

           Na sexta-feira dia 16 de Julho de 2010 na Casa da Cultura do Imigrante realizou-se a Cerimônia de Abertura da Exposição “ MEMÓRIAS DO BISPO DOM FELICIANO” , um importante momento cultural para nosso município, porque acontece depois de um longo período de conversas com os familiares que possuem os bens deste ilustre nome da história do Estado, O Bispo Dom Feliciano que empresta seu nome a nossa cidade.
           Os objetos expostos que pertenceram a Dom Feliciano José Rodrigues Prates, o primeiro Bispo do Estado do Rio Grande do Sul que por decreto imperial de Dom Pedro II em 5 de maio de 1851, foi nomeado primeiro bispo da província de São Pedro do Rio Grande do Sul. E que no dia 10 de abril de 1852, era feita, em carta imperial, sua apresentação ao Papa Pio IX, por D. Pedro II, onde em resposta o Papa escreveu uma carta pontifícia ao clero e ao povo do Rio Grande do Sul, uma carta inédita na história do Estado. Podem ser visitados até o dia 26 de Julho de 2010 em horário comercial, com entrada franca.
          A Cerimônia contou com a presença do Prefeito Municipal Sr. Clênio Boeira da Silva que também intermediou nas tratativas com os familiares, Vereador Marcio Rosiak, Secretários Municipais, Integrantes da C. Agro Ambiental, Diretoras de Escolas do Município, Professores de História e alunos das Escolas Estadual de Ensino Médio Dom Feliciano e E.M.E.F. Catulino Pereira da Rosa.
          A  Diretora da Casa da Cultura Sra. Luciana T Novinski Rembowski inicou o evento dando as boas vindas aos presentes e também falou sobre a história de vida do Bispo Dom Feliciano. Após o Prefeito Municipal Sr. Clênio Boeira da Silva proferiu sua mensagem dizendo da importância de preservar a história, especialmente a do Bispo Dom Feliciano que nos empresta seu nome a cidade. Lançando um Desafio a Direção da Casa e Professores presentes para que juntos formem uma comissão e lancem um livro de biografias das personalidades que existiram no município para que essas informações fiquem guardadas e não acabem no esquecimento.
          Na ocasião também foi anunciado o lançamento de um concurso de Redação com o tema "BISPO DOM FELICIANO – UM EXEMPLO A SER SEGUIDO" aberto a todo município e que terá sua premiação em Dezembro na Semana de Aniversário da cidade. As redações poderão ser entregues na Casa da Cultura a partir do dia 01 de Agosto, e o prazo final é dia 29 de Outubro.
Segundo a Diretora “É uma honra poder realizar uma Exposição tão importante, pois ficamos mais próximos da história de um religioso exemplar que faz nos ter orgulho de morarmos em uma cidade que leva seu nome.