sábado, 18 de setembro de 2010

RESGATANDO A HISTÓRIA DE JOÃO CÂNDIDO QUE NASCEU EM DOM FELICIANO

Na foto (da esquerda p/ direita) Diretora da Casa da Cultura Sra. Luciana T Novinski Rembowski, o Diretor do Filme “Memórias da Chibata” do Rio de Janeiro Sr. Marcos Manhães Marins, a escritora do Livro “Tributo a João Cândido” de Encruzilhada do Sul Sra. Maria Luci Corrêa Ferreira e o Fotógrafo e Webdesign do Rio de Janeiro Daniel Marins.
O Grupo esteve reunido no dia 16 de setembro de 2010 em Dom Feliciano, por um motivo muito especial, recordar e resgatar para poder continuar preservando a história de João Cândido Felisberto o “Almirante Negro” que liderou a Revolta da Chibata no Rio de Janeiro a 100 anos atrás.
João Cândido nasceu na localidade de Coxilha Bonita no Herval em Dom Feliciano, é o motivo de orgulho possuirmos um filho tão ilustre, por isso recebemos com o apoio do nosso Prefeito Municipal Sr. Clênio Boeira da Silva grande incentivador da cultura e do resgate de nossa história, a visita do Diretor Marcos que acompanhado do fotógrafo Daniel vieram buscar mais informações e realizar filmagens em propriedades por onde João Cândido e seus familiares viveram, incluindo a visita a casa do Sr. Vicente Moreira de Almeida de 89anos, neto do Fazendeiro de Coxilha Bonita que conviveu com os irmãos de João Cândido, e lembra das histórias contados por seus antepassados sobre o Almirante Negro, um momento emocionante onde o Diretor pode registrar em vídeo os relatos vividos naquela época e que permanecem vivos na memória do Sr. Vicente. O mesmo trabalha agora na produção de um longa metragem que chamaría-se "Chibata" e com com certeza será mais um grande sucesso assim como foi o Curta Metragem dirigido por ele e muito premiado.
Foi uma experiência fantástica onde podemos voltar no tempo através de imagens e histórias e esperamos ter contribuído para que esta história não se perca e João Cândido um exemplo de coragem e determinação receba um dia o título de Herói Nacional, que seria o mínimo pela bravura em que teve a 100 anos quando liderou a “Revolta da Chibata”.