quarta-feira, 1 de junho de 2011

REPRESENTANTE DA CENTRO SUL, DIRETORA LUCIANA, PARTICIPA DO FÓRUM GAÚCHO DE TURISMO

Ocorreu na manhã do dia 31 de março, na sede da Superintendência do Banco do Brasil em Porto Alegre, o  Fórum Estadual do Turismo, organizado pela Secretaria de Turismo. Aproximadamente 80 representantes do setor, de todo o Estado, participaram do encontro que aprovou o regimento interno da 1ª Conferência Estadual do Turismo, que será realizada até o final deste ano. Entre eles estavam a Sra. Luciana T Novinski Rembowski de Dom Feliciano que faz parte da Comissão Organizadora representando a Microrregião Centro Sul, o Sr. Fábio Neves de Pelotas juntamente com o Sr. Carlos dos Cavaleiros da Costa Doce, representando a Microrregião Sul.
A Conferência, que terá como tema O Turismo como oportunidade para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, visa propor diretrizes para a Política Estadual de Turismo do Estado, cabendo discutir e deliberar sobre a perspectiva do setor como vetor de desenvolvimento, estratégia de regionalização e segmentação do turismo e as reestruturações da rede de governança que sustenta a Gestão Descentralizada e Compartilhada do Turismo e do Fundo Estadual do Turismo (Fundetur) e outros marcos legais referentes ao segmento. A secretária do Turismo, Abgail Pereira, fez a abertura do Fórum, logo após as boas vindas do Superintendente Regional de Governo do Banco do Brasil, Jefferson Amando. De acordo com Abgail, a Setur, em conjunto com o Governo gaúcho, está buscando colocar o Estado em outro patamar de desenvolvimento. "Estamos trabalhando em ritmo acelerado para isso e, assim como ocorreu no primeiro fórum que realizamos, esta é uma oportunidade de identificarmos e debatermos as concepções, o tipo desenvolvimento que queremos e qual a identidade turística que vamos imprimir ao Rio Grande do Sul entre outros pontos relevantes", revela. Para a secretária, a realização da 1ª Conferência Estadual do Turismo é uma maneira democrática e descentralizada de fazer com que todos que entendam de turismo opinem sobre o assunto. "Pretendemos consolidar rumos e estreitar as relações dos municípios com o Estado, do Estado com a União e do público com o privado", diz.
A titular da Pasta acredita que a Conferência precisa envolver o máximo de pessoas possível. "Só vamos atrair investidores para o Rio Grande do Sul se mostrarmos que o turismo é importante. Todos devem opinar, de gestores a prestadores de serviço. Temos de fazer um movimento pelo turismo no Estado e por isso queremos a participação de todos", declara. Os participantes do Fórum aprovaram o regimento interno da 1ª Conferência Estadual do Turismo e começaram a definir as datas em que serão realizadas as Conferências Regionais, que terão caráter mobilizador, propositor e eletivo para o encontro do final do ano. Os encontros serão realizados de agosto a outubro. A Conferência Regional das microrregiões Centro Sul e Sul será na cidade de Pelotas com data de 5 de outubro a confirmar. Porém existe a possibilidade de um Encontro Micro regional anteceder a Conferência em cada região distinta.
Foto – crédito: Solange Brum

Nenhum comentário:

Postar um comentário