quinta-feira, 23 de junho de 2011

DOM FELICIANO ASSINA TERMO DE ADESÃO AO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA e REPRESENTANTE DA ACENSUL NO CODIC TOMA POSSE

Nos dias 21 e 22 de Junho de 2011, realizou-se em Porto Alegre no Centro de Eventos Plaza São Rafael o 18º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS que contou com a presença  de João Roberto Peixe - Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura que representou a Ministra Ana de Hollanda, Luiz Antônio de Assis Brasil -  Secretário de Cultura do Estado, Jeferson Assumção - Secretário Adjunto da Cultura, Vilmar Perin Zanchin - Presidente da FAMURS, José Carlos Martins - Presidente do CODIC/FAMURS entre outras autoridades e palestrantes ligados a cultura e os dirigentes municipais de cultura de todo o Rio Grande do Sul. O evento foi uma promoção  da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul- FAMURS e o do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura dos RS – CODIC.  Durante o encontro, foi assinado o Termo de Adesão dos Municípios ao Sistema Nacional de Cultura. Na ocasião, 25 prefeituras gaúchas firmaram acordo com o Ministério da Cultura por meio do sistema de cooperação federativa, a  parceria favorece a criação do CPF Cultura Municipal formado por um conselho eleito, um plano de ações e um fundo financiador. Sendo Dom Feliciano uma das cidades a assinar o termo. Também na ocasião ocorreu a posse dos Representantes Titulares e Suplentes do Colégio de Representantes do CODIC/FAMURS, sendo Luciana T Novinski Rembowski - Diretora de Cultura e Turismo de Dom Feliciano a representante da ACENSUL que abrange 13 municípios. Também realizou-se a eleição e Posse da Comissão Executiva do CODIC/FAMURS para o biênio 2011/2013, sendo eleita por unanimidade a atual Diretoria que colocou-se novamente a disposição na eleição. O secretário estadual de cultura do RS -  Luiz Antônio de Assis Brasil, anunciou o convênio com o Ministério da Cultura, por meio do programa “Mais Cultura”, que renderá cerca de R$ 20 milhões para projetos artísticos no Estado. A consolidação de gestões municipais e políticas públicas voltadas à cultura foi o tema do painel: “Institucionalização da Gestão Pública Municipal de Cultura e Formação dos Agentes Culturais”. O secretário de articulação institucional do Ministério da Cultura, João Roberto Peixe, alertou que as políticas públicas da cultura dependem da participação social. “É da integração entre os entes federados e da articulação entre o Estado e a sociedade que o Sistema Nacional de Cultura se transformará em um instrumento eficaz para a gestão cultural”, completou o secretário do Ministério.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

MAIS UMA FÓRUM DA ECONOMIA SOLIDÁRIA DA COSTA DOCE ACONTECEU NA REGIÃO

No dia 16 de junho de 2011, realizou-se no Salão Imaculada em Camaquã, mais um Fórum da Economia Solidária da Costa Doce com a presença do Coordenador e dos Agentes do Projeto Brasil Local da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego da região e pessoas da comunidade engajadas nesta proposta que é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem ou sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no seu bem e no  bem de todos ao mesmo tempo, pois é  um conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizadas sob a forma de autogestão. Lamentamos o fato de poucas pessoas estarem participando do evento que tem por prioridade apoiar a economia solidária, mostrando que uma nova economia acontece e tem feito com que muitas famílias possam viver dignamente buscando um futuro melhor. Vários assuntos foram tratados, entre eles a busca por alternativas mais viáveis do trabalho com Economia Solidária para nossa região que vem cresecendo nesta área cada vez mais.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

ELEIÇÃO PARA ESCOLHA DE REPRESENTANTE DA ACENSUL NO CODIC OCORREU EM DOM FELICIANO

No dia 15 de Junho de 2011 realizou-se na Casa da Cultura do Imigrante a pedido da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS e do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS –CODIC, a reunião regional dos representares de cultura da Associação dos Municípios da Zona Centro Sul – ACENSUL  para eleger o Representante Titular e Representante Suplente da mesma no Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Estado. Os municípios presentes realizaram eleição por aclamação onde foi eleita como Representante Titular pela ACENSUL a Sra. Luciana T Novinski  Rembowski Diretora do Departamento de Cultura e Turismo de Dom Feliciano e como Representante Suplente a Sra. Claudia Mara Borges Rosa, Secretária de Turismo, Desporto e Cultura da cidade de Guaíba. A posse dos representantes ocorrerá durante o 18º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura  que ocorrerá nos dias 21 e 22 de Junho em Porto Alegre, onde também será eleita e empossada a nova Comissão Executiva do CODIC/FAMURS para o biênio 2011/2013.

domingo, 12 de junho de 2011

JORNALISTA POLONESA DA "POLSKIE RADIO" ESTÁ EM DOM FELICIANO PARA PESQUISAS

No dia 10 de Junho de 2011 chegou a Dom Feliciano a jornalista Polonesa Katarzyna Błaszczyk do Studio Reportażu i Dokumentu Polskiego Radia, da Rádio Polonesa “Polskie Rádio”, a maior emissora de Rádio da  Polônia.
A mesma esta no Rio Grande do Sul a um mês, e veio também a Dom Feliciano, pois realiza um trabalho de pesquisa sobre Cartas Polonesas, que foram enviadas no período da Imigração por Imigrantes para seus familiares na Polônia e apreendidas por Militares Russos na época, nunca chegando a seu destino.
Aqui da Colônia São Feliciano, partiram cartas das famílias Kuczynski, Slawski, Baginski, Lesisnki, Saniewski, Jarás e Muszynski, sendo que encontramos descendentes de duas famílias aqui em Dom Feliciano e uma em Camaquã. A Diretora da Casa da Cultura Sra. Luciana T Novinski Rembowski recepcionou a jornalista e esta acompanhando a mesma nas entrevistas, pois em algumas serve de tradutora por que as famílias não falam mais o idioma polonês.
Além das cartas Katarzyna pretende também obter depoimentos de pessoas que ainda falam o polonês sobre como vivem no Brasil e o que lembram sobre seus antepassados que vieram da Polônia.
Esperamos com apoio a este trabalho estreitar ainda mais os laços entre Polônia e Dom Feliciano, pois nos orgulhamos de nossos imigrantes poloneses por todas as dificuldades  que passaram para construir nossa cidade.

terça-feira, 7 de junho de 2011

IMIGRAÇÃO POLONESA HOMENAGEADA NO PARQUE HISTÓRICO BENTO GONÇALVES


Nesta terça-feira dia 07 de junho de 2011, Dom Feliciano teve a honra de ser o primeiro município a participar da 1ª Exposição “Etnias do Rio Grande do Sul” no Parque Histórico Bento Gonçalves na cidade de Cristal. O evento iniciou com as boas vindas do Diretor do Parque Sr. Pedro Alexandre, idealizador deste projeto,  que saudou  a todos os presentes externando a alegria pela realização do mesmo. A Casa da Cultura do Imigrante colocou em exposição parte de seu acervo com objetos do Museu Municipal trazidos por imigrantes poloneses, e a Diretora da Casa da Cultura Sra. Luciana T Novinski Rembowski apresentou um vídeo com toda história da Imigração Polonesa, apresentando todas as dificuldades que este povo encontrou quando aqui chegou e também o que ainda buscamos preservar, sendo que após o Conjunto Folclórico Polonês Solidarnosc fez sua belíssima apresentação, assim como o cantor Paulo Sérgio que cantou em polonês demonstrando o quanto buscamos manter vivos os costumes de nossos antepassados. A Secretária Adjunta de Educação Sra. Lisane Beckemkamp que representou a Secretaria e também o Prefeito Clênio Boeira da Silva que não pode estar presente, agradeceu também a oportunidade por estarmos mostrando a história de nosso povo polonês a toda região.O Prefeito de Camaquã Ernesto Molon que também esteve presente parabenizou Dom Feliciano, por ser um exemplo a ser seguido em relação a preservação da cultura  em relação a Imigração Polonesa. A Invernada Artística do Cristal também realizou uma encantadora apresentação encerrando as atividades.O Vereador de Dom Feliciano Ademar de Lima Soares também esteve prestigiando o evento assim como vereadores de Camaquã e Cristal, alunos, professores e também pessoas da comunidade, a todos que se fizeram  presentes fica nosso agradecimento A Exposição continuará durante o mês de Junho e todos estão convidados a visitarem.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

EXPOSIÇÃO SOBRE IMIGRAÇÃO POLONESA INICIARÁ DIA 07 DE JUNHO NO PARQUE BENTO GONÇALVES EM CRISTAL

No dia 07 de Junho de 2011 a partir das 9 horas da manhã ocorrerá no Parque Histórico General Bento Gonçalves na cidade de Cristal a abertura da Exposição “Etnias do Rio Grande do Sul”, sendo a Etnia Polonesa a  primeira a ser apresentada. O idealizador do projeto é o atual Diretor do Parque Bento Gonçalves Sr. Pedro Alexandre, filho de Dom Feliciano e autor de nosso Hino Municipal. A abertura da Exposição contará com  artigos trazidos por imigrantes poloneses no início da colonização de Dom Feliciano e que fazem parte do acervo do Museu que encontra-se na Casa da Cultura do Imigrante. O Conjunto Folclórico Polonês Solidarnosc abrilhantará o evento que também terá a presença do Cantor Paulo Sérgio Lasek cantando Czarna Madonno em homenagem a nossa Mãe e Padroeira Nossa Senhora de Czestochowa e também prestando homenagem ao Papa João Paulo II Beatificado em maio. Em sinal de integração estará também se apresentando a Invernada Artística do Cristal. Diversas autoridades também foram convidadas ao evento que será o primeiro de muitos que o parque pretende realizar. Agradecemos ao Diretor pela oportunidade e lhe desejamos sucessos a frente deste grande marco de nossa história que chama-se Parque Histórico General Bento Gonçalves.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

REPRESENTANTE DA CENTRO SUL, DIRETORA LUCIANA, PARTICIPA DO FÓRUM GAÚCHO DE TURISMO

Ocorreu na manhã do dia 31 de março, na sede da Superintendência do Banco do Brasil em Porto Alegre, o  Fórum Estadual do Turismo, organizado pela Secretaria de Turismo. Aproximadamente 80 representantes do setor, de todo o Estado, participaram do encontro que aprovou o regimento interno da 1ª Conferência Estadual do Turismo, que será realizada até o final deste ano. Entre eles estavam a Sra. Luciana T Novinski Rembowski de Dom Feliciano que faz parte da Comissão Organizadora representando a Microrregião Centro Sul, o Sr. Fábio Neves de Pelotas juntamente com o Sr. Carlos dos Cavaleiros da Costa Doce, representando a Microrregião Sul.
A Conferência, que terá como tema O Turismo como oportunidade para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, visa propor diretrizes para a Política Estadual de Turismo do Estado, cabendo discutir e deliberar sobre a perspectiva do setor como vetor de desenvolvimento, estratégia de regionalização e segmentação do turismo e as reestruturações da rede de governança que sustenta a Gestão Descentralizada e Compartilhada do Turismo e do Fundo Estadual do Turismo (Fundetur) e outros marcos legais referentes ao segmento. A secretária do Turismo, Abgail Pereira, fez a abertura do Fórum, logo após as boas vindas do Superintendente Regional de Governo do Banco do Brasil, Jefferson Amando. De acordo com Abgail, a Setur, em conjunto com o Governo gaúcho, está buscando colocar o Estado em outro patamar de desenvolvimento. "Estamos trabalhando em ritmo acelerado para isso e, assim como ocorreu no primeiro fórum que realizamos, esta é uma oportunidade de identificarmos e debatermos as concepções, o tipo desenvolvimento que queremos e qual a identidade turística que vamos imprimir ao Rio Grande do Sul entre outros pontos relevantes", revela. Para a secretária, a realização da 1ª Conferência Estadual do Turismo é uma maneira democrática e descentralizada de fazer com que todos que entendam de turismo opinem sobre o assunto. "Pretendemos consolidar rumos e estreitar as relações dos municípios com o Estado, do Estado com a União e do público com o privado", diz.
A titular da Pasta acredita que a Conferência precisa envolver o máximo de pessoas possível. "Só vamos atrair investidores para o Rio Grande do Sul se mostrarmos que o turismo é importante. Todos devem opinar, de gestores a prestadores de serviço. Temos de fazer um movimento pelo turismo no Estado e por isso queremos a participação de todos", declara. Os participantes do Fórum aprovaram o regimento interno da 1ª Conferência Estadual do Turismo e começaram a definir as datas em que serão realizadas as Conferências Regionais, que terão caráter mobilizador, propositor e eletivo para o encontro do final do ano. Os encontros serão realizados de agosto a outubro. A Conferência Regional das microrregiões Centro Sul e Sul será na cidade de Pelotas com data de 5 de outubro a confirmar. Porém existe a possibilidade de um Encontro Micro regional anteceder a Conferência em cada região distinta.
Foto – crédito: Solange Brum

AUDIÊNCIA SOBRE ECONOMIA SOLIDÁRIA OCORREU NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA


No dia 30 de maio no Plenário 20 de Setembro da Assembléia Legislativa ocorreu a Audiência Pública sobre “Empreendedorismo e Economia Solidária”, o debate foi  sobre economia solidária, micro e pequenas empresas e o Projeto de Lei Federal 865/2011, que o governo federal enviou ao Congresso Nacional para criar a Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa. A atividade integra o programa Destinos e Ações para o Rio Grande, desenvolvido pela Assembleia Legislativa em parceria com a Câmara dos Deputados, e é uma realização também da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável e do Fórum Democrático. A representante dos Gestores Públicos do Fórum da Costa Doce Sra. Luciana T Novinski Rembowski esteve presente representando a região. O presidente do Parlamento, Adão Villaverde (PT), deu início ao evento salientando a importância da retomada do plenário como espaço para importantes debates a serem promovidos pela Casa. “Nos honra muito sediar essa discussão e receber os empreendedores, trabalhadores da economia solidária, da Frente Nacional para debater o tema”, afirmou.  Villaverde ainda saudou a iniciativa do governo do Estado em ter criado uma secretaria para tratar da economia solidária, “um dos importantes setores da economia gaúcha”. O deputado Valdeci Oliveira (PT), um dos proponentes da audiência pública, informou que a discussão foi solicitada a ele pelos trabalhadores da economia solidária. Defendeu a iniciativa do governo federal de propor a criação de uma secretaria nacional para tratar do tema e lembrou que os encaminhamentos do encontro poderão contribuir para toda a discussão que ocorre no Congresso Nacional. O ex-prefeito de Santa Maria ainda citou a Feira de Economia Solidária que ocorre no município e as ações pioneiras do bispo emérito de Santa Maria, dom Ivo Lorscheiter, já falecido, e a Irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança Cooesperança, que participa da audiência desta tarde. O secretário estadual de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, também assinalou o exemplo de Irmã Lourdes Dill, ao lembrar da interiorização realizada pelo governo em Santa Maria no dia 13 de maio. “Precisamos de uma secretaria que mostre que a economia solidária é a forma de construção de um novo país”. Alguns  integrantes de entidades puderam também manifestam-se sobre a questão, após a exposição feita pelo presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e pequena empresa, Pepe Vargas (PT-RS). Segundo o Deputado Federal  Pepe Vargas, de forma unânime, o setor da economia solidária defende que o governo federal crie um ministério específico para o tema, proposta que não foi contemplada pelo projeto. Diante da proposição apresentada, há diferentes opiniões. Os favoráveis argumentam que a criação da nova secretaria possibilitaria ao movimento deixar o Ministério do Trabalho e Emprego, que tem como foco o trabalho assalariado e não o trabalho autogestionado. Os críticos  do PL 856/2011 afirmam que o projeto não contempla os anseios da economia solidária, manifestados na 2ª Conferência Nacional de Economia Solidária (Conaes). Destacam ainda que a proposição não foi debatida com o setor. Participam representantes do Fórum Gaúcho de Economia Solidária, Unisol, Associação Latino-Americana de Micro, Pequenas e Médias Empresas - Capítulo Brasil, Secretaria de Desenvolvimento e Turismo de Bagé, Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Marcha das Mulheres, Fórum da Costa Doce, Projeto Esperança e Cooesperança, entre outros.
Foto: Marco Couto - Ag. AL

“OBIAD POLSKI” O TRADICIONAL ALMOÇO POLONÊS REALIZOU-SE EM DOM FELICIANO

No dia 29 de maio de 2011 a BRASPOL Núcleo de Dom Feliciano com o apoio da Casa da Cultura do Imigrante realizou no Salão Paroquial mais um tradicional Almoço Típico Polonês “Obiad Polski”, com as delícias das culinária polonesa como czarnina, pierogi, zrazi e outros.
O almoço é realizado uma vez ao ano no mês de maio com objetivo principal de conversar as tradições de nossos antepassados, sendo uma delas a culinária.
Após o almoço os presentes puderam acompanhar uma homenagem ao Papa Polonês João Paulo II que foi beatificado no dia 1º de maio deste ano, sendo motivo de orgulho e alegria à todos os poloneses, foi reprisado o Rito de Beatificação do Papa, pois muitos não puderam acompanhar no dia da cerimônia. Foi um momento emocionante que retrata a bondade de um ser humano tão simples e carismático recebendo através da beatificação a merecida homenagem de agradecimento por tudo que ele representou quando esteve entre nós e que faz agora lá do alto.
A Presidente da BRASPOL e Diretora da Casa da Cultura Sra. Luciana T Novinski Rembowski agradece a todos que trabalharam voluntariamente para realização do almoço e também a autoridades e moradores da comunidade e cidades vizinhas que estiveram presentes, inclusive  o Chefe de Gabinete do Ministério do Trabalho e Emprego de Brasília Airton Amaral que trouxe a família para também conhecer nosso almoço e saboreá-lo.
Esperamos que a comunidade valorize os eventos realizados em prol da preservação da história de nossos imigrantes.