Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de
novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do
câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os
homens brasileiros – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca),
estima-se que serão mais de 68 mil novos casos da doença ainda em 2018. E as
maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença
da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho. O movimento
Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a
atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a
população masculina. No Brasil, o Ministério da Saúde colocou-se favorável à
abordagem integral da saúde dos homens. Recentemente, o Ministério lançou, com
apoio técnico do INCA, a página Câncer de próstata; causa, sintomas, tratamento
e prevenção em seu portal na Internet. O INCA também postou a cartilha Câncer
de próstata: vamos falar sobre isso? Com informações para que as pessoas possam
entender mais acerca da doença e decidirem o que é melhor para a própria saúde.
A cartilha incentiva a conversa com o profissional de saúde. Além disso, o
Instituto também produziu o vídeo Saúde do homem – um alerta e ao mesmo tempo
um convite para que o homem se cuide. A rede de cinemas Kinoplex está exibindo
o vídeo em todas as suas salas, em diferentes estados do País. A versão com 30
segundos de duração será veiculada no início de cada sessão, no período de 29
de novembro a 5 de dezembro. Em 2015, o MS e o INCA editaram nota técnica na
qual sugerem, entre outras coisas, a capacitação dos profissionais da atenção
básica para que esclareçam os homens sobre os sintomas do câncer de próstata; a
promoção da qualificação dos agentes comunitários e das equipes de saúde da
família para que também possam orientar a população; a implementação de
estratégias educacionais, de comunicação e de divulgação de medidas
preventivas, promoção e atenção à saúde masculina; e a instauração de políticas
nacionais voltadas para a saúde do homem e da pessoa idosa. Para alertar sobre
a importância de os homens cuidarem da saúde, a Fundação do Câncer desenvolveu
uma campanha especial para a data, baseada nos tabus que rondam o comportamento
masculino: “Homem não chora. Homem tem que ser forte. Homem não cozinha. Homem
não passa roupa. Homem não lava louça. Homem não fica doente. Homem não morre. ”A
ideia é tornar os homens mais conscientes e alertar para alguns preconceitos
que podem colocar em risco suas vidas.
Bem vindo ao "BLOG DA LÚ", um blog criado por mim Luciana T. Novinski para divulgação de minha cidade natal Dom Feliciano, os trabalhos relacionados a cultura que realizei de 2009 à 2012,2013,parte de 2014,2017 e parte de 2018 quando a frente do Dep. de Cultura do mesmo.A vida de Francisco Valdomiro Lorenz que até escrevi um livro, atividades diversas e da cultura polonesa realizadas por mim, e colunas do Jornal da Integração que escrevi até 10/2023.Obrigado por nos acompanhar!
sexta-feira, 2 de novembro de 2018
NOVEMBRO AZUL: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário