quinta-feira, 29 de junho de 2023

29 DE JUNHO - DIA DO PAPA !!!

O Dia do Papa é comemorado anualmente em 29 de junho. Esta é uma data religiosa que tem o propósito de homenagear o trabalho do líder da Igreja Católica Apostólica Romana: o Papa. Eleito pelo Colégio dos Cardeais, esse posto é vitalício. Papa, do latim Papa, e do grego Pappas, significa "papai". Ele é o maior líder religioso entre os católicos, com o poder e obrigação de disseminar entre todos os demais membros do clero a palavra de Deus e, consequentemente, para todas as pessoas com fé nesta doutrina. A sede do Papado é no Vaticano, um estado independente localizado dentro da cidade italiana de Roma. O Dia do Papa é celebrado em 29 de junho em referência a São Pedro, que teria sido o “pai da Igreja Católica” e primeiro Papa da história, conforme narra a Bíblia. Acredita-se que São Pedro morreu em 29 de junho de 64 d.C, durante o período em que ainda havia uma grande perseguição contra os cristãos. Atualmente, o Papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio, nome de batismo) é o nome do 266º Papa da Igreja Católica, e o chefe do Estado do Vaticano desde março de 2013, sucedendo o Papa Bento XVI, que abdicou do posto em fevereiro do mesmo ano. 


sábado, 24 de junho de 2023

TRANSPORTE, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E EVOLUÇÃO AGRÍCOLA NA COLÔNIA SÃO FELICIANO - 4ª COLUNA DO DONFA NEWS

Nesta coluna iremos falar sobre transporte, indústria, o comércio e a evolução agrícola em nossa Colônia São Feliciano. No início da colonização os pioneiros receberam do governo as primeiras sementes dos produtos a serem cultivadas, bem como as ferramentas mais necessárias tais como: enxada, machado, picão e pá. Com o passar dos tempos pessoas interessadas foram orientando sobre as melhores técnicas, como adaptar as sementes ao clima e as terras. Na indústria manual se destacam inúmeros ferreiros, marceneiros, carpinteiros, alfaiates, seleiros, fabricantes de carroças e outros. Pela contabilidade desses estabelecimentos respondia o Sr. Leonardo Maliszczewski, formado contador, secretário do Vice-prefeito local e ex professor da Linha Federal.  A colônia se destacava na agricultura, na plantação trigo, soja, aveia, cevada, café e erva mate. Só alguns anos após foi introduzida a monocultura do fumo que além de ter um preço fixo tinham atendimento técnico adequado. Para ajudar os colonos foi criada uma cooperativa para que a produção fosse comercializada. Essa  cooperativa teve a iniciativa do Pe. Constantino Zajkowski com apoio da Família Bujnowski, foi fundada em 1922 e teve seu funcionamento ate final dos anos 30. Para vender os produtos existiam os proprietários de caminhões que regularmente transportavam a produção agrícola e ao retornarem traziam artigos industrializados. E falando em transportes devemos lembrar que na década de 30 os Srs. José Francisco Kuczynski, Celau Wolowski e Pe. Albino Kunrath já possuíam um meio de transporte atendendo a população apenas na Colônia que funcionava semelhante a um taxi local. Empresas de ônibus haviam duas, a primeira “Dom Feliciano” de José Kuczynski e posteriormente “São José” de José Janovik e Francisco Stelmaszczyk. Também citamos Antônio Kober como proprietário do Primeiro motociclo BMW da Colônia, sendo também um excelente mecânico e grande conhecedor das tecnologias das engrenagens. A comunidade continuou a crescer, e por esse motivo no dia 25 de Agosto de 1969 foi fundado o Sindicato dos Trabalhadores Rurais  de Dom Feliciano. Sendo que a primeira Diretoria foi composta pelo Sr. Zeno Tworkowski – Presidente, Leon Niewierowski – secretário, Casemiro Stelmaszczyk – tesoureiro, Raimundo Rutikowski, Lígio Uszacki e Leonardo Sivinski como suplentes. E do Conselho Fiscal faziam parte Antônio Flor Hugo, José Maria Pedroso de Lacerda e Leonardo Latosinski. Com a criação do mesmo muitas melhorias foram realizadas em prol dos agricultores e produtores rurais, e este ano estaremos comemorando 50 anos de trabalhos prestados a nossa comunidade, por isso PARABÉNS a esta entidade que tanto faz por nossos produtores rurais. Obrigado por nos acompanhar e até a próxima coluna!  


 

quarta-feira, 21 de junho de 2023

INÍCIO DO INVERNO NO BRASIL É EM JUNHO, VAMOS NOS PREPARAR! (SOLSTÍCIO DE INVERNO)

O Inverno tem início no dia 21 de junho de 2023 às 11h58 e termina em 23 de setembro de 2023, com o equinócio da primavera. Esta é a estação que antecede a primavera e sucede o outono. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o inverno caracteriza-se pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas. As regiões Sudeste e Sul do país são as mais marcadas pelas características típicas do inverno, sendo que no restante do Brasil as temperaturas são mais equilibradas, com pouca variação térmica. No inverno, pode nevar na cidade de Gramado (RS). O começo do inverno é marcado pelo evento astronômico, baseado na órbita da Terra em relação ao Sol, conhecido por solstício de inverno, ou seja, o período em que o Hemisfério Norte está mais inclinado para o Sol. Enquanto no Hemisfério Sul ocorre o solstício de inverno, tem-se o evento chamado de solstício de verão no Hemisfério Norte, marcando o começo da estação mais quente do ano nos países que ficam acima da linha do Equador.

sexta-feira, 16 de junho de 2023

16 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DA TARTARUGA MARINHA

 O “Dia Mundial da Tartaruga Marinha” é celebrado em 16 de junho, é uma data dedicada a refletir sobre a conservação desses animais. É comemorado no dia em que nasceu o biólogo americano Dr. Archie Carr, que iniciou as pesquisas sobre os deslocamentos das tartarugas marinhas. Tartarugas marinhas são répteis, que passam a vida inteira no mar, exceto quando as fêmeas vão às praias para desovar. Elas são migratórias e atravessam oceanos, de um continente a outro, para se reproduzir, o que elas só fazem depois dos 20 anos de idade. Em média, cada fêmea bota 130 ovos, por ano. O curioso é que, de cada mil filhotes, somente uma ou duas tartarugas chegarão à idade adulta, enquanto o restante irá servir de alimento para uma vasta cadeia ecológica. Existem apenas sete espécies de tartarugas marinhas no mundo. Dessas, cinco espécies podem ser encontradas no Brasil: tartaruga-cabeçuda, tartaruga-de-pente, tartaruga-verde, tartaruga-oliva e tartaruga-de-couro. Elas utilizam o litoral brasileiro para se alimentar e se reproduzir, e por isso podem ser avistadas em algumas praias. Infelizmente, todas as sete espécies estão ameaçadas de extinção e isso se deve, principalmente, à caça intensiva, que busca pela carapaça, carne e gordura. Mesmo com leis de proteção e a caça sendo controlada, cerca de 40 mil tartarugas são mortas anualmente. Outra grande ameaça é o lixo. Estima-se que, aproximadamente, 13 milhões de toneladas de plástico são despejados nos oceanos, por ano. No mar, o plástico vira uma armadilha para as tartarugas marinhas, aprisionando-as ou é confundido com alimento; o que também acontece com pedaços de redes e outros petrechos de pesca, que se enroscam em seus corpos, podendo levá-las à morte. É extremamente importante proteger as tartarugas marinhas para que elas possam se reproduzir e garantir, tanto a continuidade de suas espécies, como as da cadeia alimentar da qual fazem parte. Entre trabalhos notáveis que têm sido feitos, está o projeto Tamar, executado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Criado na década de 1980, o PROJETO TAMAR, está em várias cidades do Brasil, incluindo um em Florianópolis SC, que  calcula que, a cada ano, cerca de 2 milhões de filhotes nascem nas praias brasileiras monitoradas pelo projeto. Eles também trabalham pela proteção de tartarugas jovens e adultas resgatadas de captura incidental na pesca e com a conscientização de pescadores, turistas e da população residente nas regiões de desova. Eu Luciana e o Henrique podemos conhecer o Projeto com uma das netas de Francisco Valdomiro Lorenz, a Sandra Lorenz, que foi nossa guia. Vai umas fotos da visita.





quarta-feira, 14 de junho de 2023

14 DE JUNHO - DIA UNIVERSAL DE DEUS- UM DIA SAGRADO E ABENÇOADO !!!

 

No dia 14 de junho comemora-se o Dia Universal de Deus. Esta data se representa uma ótima oportunidade para as pessoas de todas as partes do mundo renovarem a fé e a crença numa força maior. Ao longo da história da humanidade a ideia ou compreensão de Deus assumiu várias concepções em todas sociedades e grupos já existentes, desde as primitivas formas pré-clássicas das crenças provenientes das tribos da Antiguidade até os dogmas das modernas religiões da civilização atual. Deus muitas vezes é expressado como o criador e Senhor do universo. Teólogos têm relacionado uma variedade de atributos para concepções de Deus muito diferentes. Os mais comuns entre essas incluem onisciência, onipotência, onipresença, benevolência (bondade perfeita), simplicidade divina, zelo, sobrenatural, eternidade e de existência necessária. Deus também tem sido compreendido como sendo incorpóreo, um ser com personalidade divina, a fonte de toda a obrigação moral, e o “maior existente”.Estes atributos foram todos suportados em diferentes graus anteriormente pelos filósofos teológicos judeus, cristãos e muçulmanos, incluindo Rambam, Agostinho de Hipona e Al-Ghazali, respectivamente. Muitos filósofos medievais notáveis desenvolveram argumentos para a existência de Deus, tencionando combater as aparentes contradições implicadas por muitos destes atributos. O Dia Universal de Deus, considerado um mistério para muitos, é uma ocasião que ajuda a pensar e refletir sobre a figura abstrata de Deus. Não há uma única religião que argumente com exclusividade sobre esta data, na verdade o dia procura reunir as concepções ao invés de separá-las. A existência de Deus sempre foi responsável por aquecer grandes discussões entre os povos e motivou a criação dos livros sagrados que ditam os ensinamentos das religiões, como é o caso da Bíblia (cristianismo), do Alcorão (islâmico) e da Torá (judaísmo). Na Idade Média, período marcado pelo Teocentrismo e domínio da Igreja Católica, pensadores como Santo Agostinho e Tomás de Aquino elaboraram teorias defendendo a existência de um único Deus, supremo e sagrado. E como devota assídua desse DEUS MARAVILHOSO agradeco todas Graças Alcançadas e peço que continue abençoando a todos nós. COLUNA JORNAL DA INTEGRAÇÃO. 

segunda-feira, 12 de junho de 2023

12 DE JUNHO - DIA DOS NAMORADOS NO BRASIL!

O Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho no Brasil, data em que os casais aproveitam para celebrar sua união e agradecer o companheirismo e a dedicação entre ambos durante o ano todo. Muitos países comemoram o Dia dos Namorados no dia 14 de fevereiro, Dia de São Valentim. No Brasil, a comemoração foi adaptada para tentar ajudar o comércio em São Paulo no mês de junho, pois neste mês o desempenho do comércio era fraco. O responsável pela criação do Dia dos Namorados no Brasil foi o publicitário João Dória. Numa viagem que fez ao exterior, ele conheceu o Valentine's Day (em português, Dia de São Valentim), que é comemorado no dia 14 de fevereiro. Aproveitando a fama de Santo Antônio, santo português conhecido como santo casamenteiro e protetor dos noivos. João Dória sugeriu que o Dia dos Namorados fosse comemorado no 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio. Na cultura popular, há pessoas que acreditam que algumas simpatias com Santo Antônio podem ajudá-las a encontrar um namorado. Geralmente, elas são feitas na madrugada do dia 12 para o dia 13 de junho: Retirar o Menino Jesus que o santo carrega e prometer devolvê-lo apenas depois que encontrar um namorado. Colocar a imagem de Santo Antônio de cabeça para baixo e prometer mudá-la de posição somente quando o santo arranjar um namorado. 

sábado, 10 de junho de 2023

EXPO DOM FELICIANO 2023 SE REALIZA NO INÍCIO DE AGOSTO, PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM!

Nos dias 04, 05 e 06 de Agosto de 2023 a Administração Municipal de Dom FelIciano estará realizando e EXPO DOM FELICIANO 2023 no novo espaço de lazer da cidade o Centro de Eventos Almirante Negro, no antigo Campo Grande, que será inaugurado no evento e já utilizado pelo mesmo. A EXPO reunirá empresas e empreendedores da cidade, região e do Estado, programação diversificada e cheia de atrações para todas as idades. É um momento de conectar-se com a comunidade, conhecer novas pessoas, descobrir novos produtos e serviços e, claro, se divertir muito! As inscrições já estão abertas para adquirir seu espaço sendo de 1º a 30 de junho para empreendedores locais e 1º a 31 de Julho para demais interessados pelo link no instagram ou pelo fone da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária  (51)3677-1235, que está coordenando o evento. Participe você também! 


quarta-feira, 7 de junho de 2023

EM UMA QUINTA-FEIRA É O DIA DE CORPUS CHRISTI, UM MOMENTO DE REFLEXÃO!


O Corpus Christi é uma comemoração religiosa celebrada sempre numa quinta-feira. É feriado apenas nos municípios que assim o determinam, uma vez que não é considerado feriado nacional. Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes.  A igreja católica consideram a comemoração de Corpus Chirsti uma das festas mais importantes, porque celebra a instituição da Eucaristia. A Eucaristia foi instituída por Jesus Cristo, na realização da Última Ceia, quando Jesus ceou com os apóstolos antes de ser crucificado no dia seguinte, na Sexta-feira Santa. A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1264, quando a Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo. De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Então, decidiu ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva. O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada. Uma tradição típica de Corpus Christi no Brasil trazida pelos portugueses é a atividade de produzir tapetes e altares para através de uma procissão pelos mesmos, rezarem a Missa de celebração deste dia.  Os tapetes de Corpus Christi são uma prática comum em muitas partes do país, representando símbolos e cenas importantes da fé católica. Os tapetes são confeccionados a partir de vários produtos, como serragem, borra de café, areia e outros. 

domingo, 4 de junho de 2023

05 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE!

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 5 de Junho e tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente. A data serve como alerta à sociedade sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos. Todos os anos, as Nações Unidas dão um tema diferente ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta foi a forma encontrada pela ONU para dar ideias de atividades que promovam a conscientização da população para preservar o meio ambiente. Em 2022, ao completar 50 anos desde a origem do Dia mundial do meio ambiente, o tema escolhido para a comemoração foi "Uma Só Terra". O Dia do meio ambiente foi escolhido, porque no dia 5 de junho de 1972 foi realizada a Conferência de Estocolmo. Essa foi a primeira conferência das Nações Unidas sobre o ambiente humano. Ela teve início no dia 5 e terminou no dia 16 de junho, e reuniu vários governos e ONG's. A partir de então, o dia 5 de junho consta no calendário da ONU - Organização das Nações Unidas como o Dia Mundial do Meio Ambiente. E para complementar essa data, em 1981, foi criada a Semana Nacional do Meio Ambiente, que é comemorada na primeira semana de junho. 

quinta-feira, 1 de junho de 2023

1º a 05 DE JUNHO - SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE !

Do Dia 1º ao 05 de Junho comemoramos a Semana Nacional do Meio Ambiente, esta semana de conscientização foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. O objetivo era complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU. A iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil. Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas – ONU, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, que aconteceu entre 5 e 16 de junho de 1972. A proposta principal desta data é chamar a atenção de todos os governos mundiais e da população sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente e conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas.