segunda-feira, 30 de maio de 2022

31 DE MAIO – DIA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO!

O Dia do Espírito Santo é celebrado anualmente em 31 de maio. Também conhecido como Dia do Divino Espírito Santo, esta data é um culto católico dedicado ao Espírito Santo de Deus. De acordo com a tradição cristã, esta data é celebrada cinquenta dias após a Páscoa. Segundo narra o Novo Testamento da Bíblia, foi neste dia que o Espírito Santo desceu do céu sob a forma de línguas de fogo para os apóstolos de Cristo. A celebração é uma das mais tradicionais da religião Católica. O dia do Espírito Santo é geralmente marcado pela esperança da chegada de uma nova era para as pessoas, que traga mais igualdade, prosperidade e abundância para todos. A festa do Espírito Santo é celebrada em todo o Brasil, com a presença de alguns simbolismos importantes, como a pomba branca, a coroa, e a distribuição de esmolas. O dia do Espírito Santo tem origem nas celebrações ocorridas em Portugal, desde o século XIV, quando a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com grandes banquetes coletivos.
Oração ao Divino Espírito Santo: “Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da Terra. Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém"

 

terça-feira, 24 de maio de 2022

25 DE MAIO – DIA INTERNACIONAL DAS CRIANÇAS DESAPARECIDAS

O Dia Internacional das Crianças Desaparecidas é celebrado anualmente em 25 de maio, não é comemorado porque é algo triste demais.  Esta data tem o objetivo de alertar as pessoas sobre todas as questões relacionadas com o desaparecimento de crianças e adolescentes. De acordo com o S.O.S Crianças Desaparecidas, estima-se que aproximadamente 50 mil jovens desapareçam por ano no Brasil. Durante esta data, várias instituições em prol dos direitos da criança, organizam atividades que visam mobilizar a população em geral na tentativa de solucionar os milhares de casos de jovens desaparecidos. Esta data é uma homenagem ao caso de Etan Patz, um menino de 6 anos que desapareceu nas ruas de Nova Iorque, enquanto voltava da escola, em 25 de maio de 1979. A partir de então, anualmente os amigos e familiares de Patz se reuniam na data de seu desaparecimento para conscientizar a população sobre os cuidados que devem ter para evitar o desaparecimento de outras crianças. Infelizmente, a criança nunca foi encontrada, mesmo com o intenso esforço da polícia e comunidade na época. A partir deste caso, começou a famosa campanha que incluía fotos de crianças desaparecidas nas caixas de leite nos Estados Unidos. Em 1986, o então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, oficializou o dia 25 de maio como uma data dedicada a todas as crianças desaparecidas. A pior dor para uma família é ter uma criança desaparecida, por esta razão fique atento nesses casos ajudando na divulgação do mesmo através da publicação de fotos nas redes sociais.