segunda-feira, 30 de agosto de 2021

31 DE AGOSTO – DIA DO BLOG – UMA DATA QUE COMEMORO COM CARINHO!

Eu nem sabia que 31/08 era dia do blog. No Wikipédia diz assim: “O Dia do Blog (português brasileiro) ou Dia do Blogue (português europeu) foi estabelecido de forma informal para o dia 31 de Agosto. É o dia internacional do Weblog, Blogue ou simplesmente Blog. Esta data foi escolhida porque seus números 31/08 se assemelham com a palavra Blog”. O Dia do Blog é uma data informal comemorada internacionalmente. Foi criada com o intuito de incentivar bloggers ou blogueiros a divulgarem outros blogs que considerem interessantes aos seus leitores. O objetivo era mostrar que existem outros conteúdos legais e pessoas que falam sobre diferentes temas na internet. Assim, fazendo crescer ainda mais essa rede de informações úteis. Achei bonitinho, e aproveito para afirmar o meu respeito aos colegas  blogueiros que geram conteúdo de qualidade, que se preocupam com o entretenimento dos seus leitores, que se esforçam para aprender e melhorar, que sinalizam os posts que são pagos como publicidade, que colocam o link quando usam uma imagem ou texto de outra autoria, que se valorizam e que conquistam seu espaço com criatividade e originalidade. O blog é uma rede que permite a divulgação e troca de ideias. Por ser considerado um site pessoal e poder ser criado por qualquer indivíduo ou entidade, possui grande liberdade editorial e autoral. Ou seja, cada pessoa pode escolher sobre qual assunto deseja tratar e de que maneira. Dessa forma, o blog se torna um importante meio de comunicação, amplamente usado no Marketing de Conteúdo. Ter blog dá trabalho, mas dá muito mais alegria!!! E a você querido leitor, obrigado por fazer parte desta história.

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

26 DE AGOSTO – DIA INTERNACIONAL DA IGUALDADE FEMININA!!!

Uma luta histórica, a busca das mulheres pelo acesso a direitos civis, condições igualitárias de trabalho e representatividade política permanece sendo uma pauta atual. Definido como o Dia Internacional da Igualdade Feminina, 26 de agosto é uma data que reforça a necessidade de debate e de ações efetivas para o alcance da equidade nas mais diferentes esferas da sociedade. Um dos âmbitos em que há maiores desigualdades de gênero, o mercado de trabalho ainda reflete a tardia inserção feminina. No Brasil, apenas há 58 anos as mulheres conquistaram o pleno direito, perante as leis brasileiras, de exercer uma profissão. A vitória, em 1962, ocorreu com a revogação do inciso VII do Artigo 242 do Código Civil brasileiro de 1916 – em que o trabalho feminino estava sujeito à autorização do marido. “Estudos apontam que apesar das conquistas observadas nas últimas décadas, tanto em termos de direitos políticos quanto da crescente participação das mulheres no mercado de trabalho, desigualdades de gênero ainda persistem em vários aspectos da vida social, sendo o econômico talvez um dos mais visíveis. Dentro desse contexto, estão fenômenos como as diferenças salariais entre homens e mulheres que desempenham as mesmas funções; a segregação sexual no mercado de trabalho; a inserção feminina em empregos mais precários; bem como a sobrecarga nos trabalhos domésticos”, destaca a professora Patrícia Grossi, docente da Escola de Humanidades e pesquisadora na área de violência de gênero e políticas públicas.

 

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

DIA 24 DE AGOSTO - DIA DA INFÂNCIA - VAMOS PROTEGER NOSSAS CRIANÇAS!!!

Dia 24 de agosto é o Dia da Infância. A data tem o propósito de promover uma reflexão sobre as condições em que as meninas e meninos vivem no mundo inteiro. No Brasil, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são consideradas crianças as pessoas com até doze anos de idade incompletos. A lei garante ainda que essa população deve ter seus direitos assegurados e as oportunidades necessárias para seu pleno desenvolvimento. O país conquistou um importante avanço com o Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº13.257/2016), que trouxe princípios e diretrizes para a formulação e implementação de políticas públicas voltadas a crianças de até seis anos de idade. Foi o reconhecimento de que os primeiros mil dias de vida (compreendendo a gestação e os dois primeiros anos de vida) representam uma janela única de oportunidade para o desenvolvimento neurológico, cognitivo, psicomotor e emocional das crianças. Entre os temas abordados no Marco Legal da Primeira Infância estão o aumento da licença - paternidade para 20 dias e a inclusão do direito ao brincar e à estimulação. Também estabeleceu um conjunto de direitos para as gestantes, como proteção às mães que optam por entregar seus filhos à adoção e às mulheres grávidas em privação de liberdade. Além disso, definiu como prioridade a formação e qualificação de profissionais envolvidos com a primeira infância. Abordou ainda a necessidade de  expansão da educação infantil. A principal política do governo federal para a primeira infância é o programa Criança Feliz, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. A SNDCA/MDH monitora as ações como membro do Comitê Gestor do Programa Criança Feliz, que realiza visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família. Os visitadores são capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura etc.