sábado, 30 de novembro de 2019

VISITAS ESPECIAIS CONHECEM A CIDADE E RELATOS DA VIDA DE FRANCISCO VALDOMIRO LORENZ EM DOM FELICIANO ATRAVÉS DA UME CAMAQUÃ


É com prazer que na tarde deste sábado dia 30 de Novembro de 2019, eu Luciana T. Novinski Guia Voluntária da cidade de Dom Feliciano, recebi alguns integrantes do Grupo Espírita Rosas Brancas, Sociedade Espírita Divina Luz e Grupo Espírita Porta de Damasco através da União Municipal Espírita de Camaquã (UME), que realizou o encerramento dos estudos do Livro dos Médiuns com passeio para saber mais sobre a vida de Francisco Valdomiro Lorenz, aí os coloquei no Roteiro e já visitamos todos os pontos turísticos da cidade. Espero que tenham gostado de Dom Feliciano, pois mesmo Camaquã sendo perto, alguns visitavam pela primeira vez nossa cidade. Isso é gratificante. E fico a disposição de todos que quiserem conhecer a cidade que Francisco Valdomiro Lorenz, escolheu como lar para dedicar sua vida.


quarta-feira, 27 de novembro de 2019

DIA MUNDIAL DE AÇÃO DE GRAÇAS É COMEMORADO EM NOVEMBRO, NÃO ESQUEÇA DE AGRADECER A DEUS POR TUDO.


O Dia Mundial de Ação de Graças ou Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day, em inglês), é celebrado na quarta quinta-feira de novembro. Desde o século XVI, fundadores da Nova Inglaterra, localizada em Plymouth Colony, Massachusetts, comemoravam a colheita com a realização de uma festa. No início, a comemoração era feita no outono. Isso aconteceu em 1621, quando as pessoas se organizaram para celebrar a colheita produtiva após terem tido um inverno bastante rigoroso. Desde então, todos os anos havia festa para agradecer as boas colheitas. Em 1863, o presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln decretou oficialmente que a quarta quinta-feira de novembro seria o Dia de Ação de Graças. A data passou a ser feriado nacional nos Estados Unidos a partir do ano de 1941. Em 2019 será no dia 28 de novembro. Esse dia tem significado de agradecimento, em que além de expressar gratidão a Deus, as pessoas reconhecem tudo de bom que receberam ao longo do ano e demonstram carinho entre si. É uma das datas mais importantes dos Estados Unidos e do Canadá, assim como o Natal e o Ano Novo. Nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças é uma data comemorada em família, por isso, é comum as pessoas viajarem para se reunir com os seus familiares. Além disso, são realizados desfiles, missas e festas. Tradicionalmente, esse dia se difundiu após a época da colheita, com o intuito de agradecer pela fartura. Por isso, mesas fartas e famílias reunidas para realizar orações caracterizam essa data. A iguaria mais consumida nesse período é o peru e, por esse motivo, a data também é conhecida como Dia do Peru (Turkey Day, em inglês). Pratos tradicionais que compõem a mesa é o purê de batata e tortas de abóbora, maçã e nozes. Faz parte da história do feriado o tradicional desfile Macy’s Thanksgiving Day Parade, que é realizado desde o ano de 1924 pela loja Macy's na cidade de Nova Iorque. E falando em nosso país, no Brasil a comemoração foi instituída pela Lei n.º 781, de 17 de agosto de 1949, sugerida pelo embaixador Joaquim Nabuco durante o governo de Gaspar Dutra. Entretanto, apenas no ano de 1966, com a Lei nº 5.110, foi instituído que a comemoração ocorreria no mesmo dia que é celebrada nos EUA, na quarta quinta-feira de novembro. Aqui nem todos comemoram o Dia de Ação de Graças. Geralmente, o dia de agradecimento fica a cargo de algumas igrejas ou  de famílias cuja origem seja norte-americana. Então neste dia especial não esqueça de agradecer a Deus pelo dom da vida e por poder desfrutá-la.



quarta-feira, 13 de novembro de 2019

14 DE NOVEMBRO – DIA MUNDIAL DO DIABETES - APOIE ESTA CAUSA


O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo inteiro sobre os problemas associados à doença: alta mortalidade por doenças cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca), AVC (derrame), complicações específicas da doença, como insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações. Em 2006, a Organização das Nações Unidas entrou nessa parceria, por meio da resolução nº 61/225, para conscientizar todas as nações do mundo de que o diabetes é, de fato, uma doença epidêmica com impacto social e econômico grave, principalmente entre os países em desenvolvimento. Nasceu, portanto, o Dia Mundial de Diabetes, em 14 de Novembro, apontando para um Novembro Diabetes Azul - a entrada da ONU e a cor azul, simbolizando a bandeira da entidade, deram um peso político incomensurável. A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), integrante da IDF, tem participado ativamente ao longo dos anos dessas ações desde sua criação e, como as demais sociedades científicas e associações de pessoas com diabetes, mantém o dia 14 de novembro como o "Dia Mundial de Diabetes", pois este foi o dia que ficou pactuado para celebrar, do ponto de vista de alerta e conscientização, em uma homenagem ao aniversário do Dr. Frederick Banting que descobriu a insulina em 1921, juntamente com seu assistente, o estudante Charles Best, na Universidade de Toronto. Portanto, a insulina fará, em breve, 100 anos de sua descoberta! A importante descoberta tornou seus descobridores detentores de Prêmio Nobel, por ter salvado e mudado a vida de tantas pessoas. O ‘Dia Nacional do Diabetes’ ainda é referido por alguns em 26 de junho, mas não consta no calendário do Ministério da Saúde, pois foi incorporado ao Dia Mundial do Diabetes desde o ano passado para dar força à data. Em 2018, todas as Regionais das duas Sociedades realizaram atividades com a comunidade, de visibilidade na mídia (mais de um milhão de acessos!) e uma ação política, com Sessão Solene na Câmara Federal em Brasília, presidida pela Deputada Carmen Zanotto (SC), como Coordenadora da Frente Parlamentar Mista pelo Diabetes. Este ano não será diferente – a Campanha Novembro Diabetes Azul segue com sua força, visando à conscientização de toda a população a respeito do diabetes, seus fatores de risco e tratamento através dos pilares: EDUCAR. APOIAR. TRANSFORMAR. ! Se você tem ou conhece alguém que tem Diabetes, não deixe de ajudar se preciso, pois sabemos o quanto essa doença se não cuidada é perigosa.

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

NOVEMBRO AZUL: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA!

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho. O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. No Brasil, o Ministério da Saúde colocou-se favorável à abordagem integral da saúde dos homens. Recentemente, o Ministério lançou, com apoio técnico do INCA, a página Câncer de próstata; causa, sintomas, tratamento e prevenção em seu portal na Internet. O INCA também postou a cartilha Câncer de próstata: vamos falar sobre isso? Com informações para que as pessoas possam entender mais acerca da doença e decidirem o que é melhor para a própria saúde. A cartilha incentiva a conversa com o profissional de saúde. Além disso, o Instituto também produziu o vídeo Saúde do homem, um alerta e ao mesmo tempo um convite para que o homem se cuide. Em 2015, o MS e o INCA editaram nota técnica na qual sugerem, entre outras coisas, a capacitação dos profissionais da atenção básica para que esclareçam os homens sobre os sintomas do câncer de próstata; a promoção da qualificação dos agentes comunitários e das equipes de saúde da família para que também possam orientar a população; a implementação de estratégias educacionais, de comunicação e de divulgação de medidas preventivas, promoção e atenção à saúde masculina; e a instauração de políticas nacionais voltadas para a saúde do homem e da pessoa idosa. Para alertar sobre a importância de os homens cuidarem da saúde, a Fundação do Câncer desenvolveu uma campanha especial para a data, baseada nos tabus que rondam o comportamento masculino: “Homem não chora. Homem tem que ser forte. Homem não cozinha. Homem não passa roupa. Homem não lava louça. Homem não fica doente. Homem não morre ”. A ideia é tornar os homens mais conscientes e alertar para alguns preconceitos que podem colocar em risco suas vidas. Por isso não só em Novembro mas sempre que lembrar previna-se, procure o médico e faça periodicamente o exame de próstata, só assim estará preservando sua vida, pois quanto mais cedo descoberto o problema, maiores são as chances de cura. Coluna do Jornal da Integração de Novembro.



sábado, 2 de novembro de 2019

02 DE NOVEMBRO - DIA DE FINADOS - DIA DE LEMBRANÇAS E SAUDADES.


No dia 02 de novembro, na maior parte dos países ocidentais, ocorre um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica, isto é, o Dia de Finados. Essa data tem por objetivo principal relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos que já se foram, bem como rezar pela alma deles. De acordo com a doutrina da Igreja Católica, a alma da maioria dos mortos está no purgatório passando por um processo de purificação. Por essa razão, a alma necessita de orações dos vivos para que intercedam a Deus pelo sofrimento que as aflige. Nesse contexto, o Dia de Finados era conhecido na Idade Média como “Dia de todas as Almas”, dia esse que sucedia o “Dia de todos os Santos” (comemorado no dia 1º de novembro). Desde a época do cristianismo primitivo, que se desenvolveu sob as ruínas do Império Romano, que os cristãos rezavam por seus mortos, em especial pelos mártires, onde estes eram frequentemente enterrados: nas catacumbas subterrâneas da cidade de Roma. O costume de rezar pelos mortos foi sendo introduzido paulatinamente na liturgia (conjunto de rituais que são executados ao longo do ano) da Igreja Católica. O principal responsável pela instituição de uma data específica dedicada à alma dos mortos foi o monge beneditino Odilo (ou Odilon) de Cluny. Odilo (962-1049) tornou-se abade de Cluny, em Borgonha, na França, uma das principais abadias construídas no mundo medieval e responsável por importantes reformas no clero no período da Baixa Idade Média. Em 02 de novembro de 998, Odilo instituiu aos membros de sua abadia e a todos aqueles que seguiam a Ordem Beneditina a obrigatoriedade de se rezar pelos mortos. A partir do século XII, essa data popularizou-se em todo o mundo cristão medieval como o Dia de Finados, e não apenas no meio clerical. Apesar do processo de secularização e laicização que o mundo ocidental tem passado desde a entrada da Modernidade, o dia 02 de novembro ainda é identificado como sendo um dia específico para se meditar e rezar pelos mortos. Milhões de pessoas cumprem o ritual de ir até os cemitérios levar flores para depositar nas lápides em memória dos que se foram; outras levam também velas e cumprem os rituais mais tradicionais, como orações, e celebrações com cânticos. Por isso no Dia de Finados não deixe de rezar por aqueles que quando vivos foram importantes pra você.