terça-feira, 20 de agosto de 2019

DIA DE COMBATE À POLUIÇÃO É COMEMORADO EM AGOSTO, UM ALERTA PARA PRESERVARMOS NOSSO MEIO AMBIENTE


Ao analisarmos o cenário atual do planeta, é fácil perceber as agressões sofridas pelo meio ambiente em decorrência da ação humana. Essas agressões são responsáveis por modificações que afetam diretamente a nossa qualidade de vida e devem ser, portanto, evitadas. Diante disso, foi criado o Dia de Combate à Poluição, que é comemorado em 14 de agosto e tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância de evitar os danos ao ambiente. A poluição é definida pela Lei nº 6938/81 como “a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetem desfavoravelmente a biota; afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.” A poluição pode ocorrer como consequência de vários processos, como o descarte inadequado de esgoto e lixo, liberação de gases tóxicos por fábricas e veículos automotores, queimadas e até volumes muito elevados de som. As principais formas de poluição existentes hoje são a hídrica, a atmosférica, a do solo, a sonora e a visual. A poluição, portanto, afeta diretamente a vida da população e deve ser evitada para garantir a qualidade de vida da nossa geração e das futuras. Você pode fazer sua parte evitando o lançamento de lixo em locais impróprios para descarte, reciclando e reaproveitando materiais, respeitando os limites de decibéis permitidos e optando por uma caminhada ao invés de usar o carro. Faça sua parte e ajude o meio ambiente! Você sabia que causar poluição é crime? Segundo a Lei nº 9605/98, que dispõe sobre as atividades lesivas ao meio ambiente, é crime “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”. Por isso não esqueça para um futuro melhor para as próximas gerações cuide do Meio Ambiente, evitando a poluição.

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

15 DE AGOSTO É O DIA DE NOSSA SENHORA DE CZESTOCHOWA – PADROEIRA DE DOM FELICIANO.


O dia 15 de Agosto é dedicado a nossa Padroeira NOSSA SENHORA DE CZESTOCHOWA, sempre neste dia todos estão convidados a participar pela manhã da tradicional Missa da Padroeira, sendo que após tem o almoço da festa e após uma vasta programação de entretenimento para todos, com brinquedos infláveis para crianças e shows musicais e estandes com expositores de artigos diversos. Mas além de ser um dia de festa não podemos esquecer que é um dia de agradecer, por isso quero prestar minha homenagem a Nossa Senhora de Czestochowa nossa Mãe e Padroeira, venho publicamente agradecer as graças alcançadas por sua interseção e dizer o quanto sou grata e feliz por em todas as vezes que pedi sua ajuda ter sido atendida. Confie você também sua vida a essa Mãe Protetora que com certeza nunca irá lhe abandonar. Nossa Senhora de Czestochowa ROGAI POR NÓS!

sábado, 3 de agosto de 2019

VISITAS QUERIDAS EM DOM FELICIANO – CONHECENDO SOBRE FRANCISCO VALDOMIRO LORENZ E PALESTRANDO NA SANTA AUTA


No dia 03 de agosto de 2019, os integrantes do Grupo Espírita Francisco Valdomiro Lorenz receberam  em Dom Feliciano as visitas do palestrante Sr. Ubirajara Frontin de Oliveira do CEOE (Centro de Educação e Orientação Espírita Jesus Gonçalves)  do Rio de Janeiro, Jair José Hemkemaier e Beatriz Sosnoski da Sociedade Espírita Luz e Verdade de Farroupilha – RS, e Valter Ribeiro de Lima da Associação Cultural Espírita Lajeado Grande,  que após um delicioso almoço, conheceram um pouco da vida de Francisco Valdomiro Lorenz,  visitamos a sede do Centro Espírita que recebeu muitos livros novos, agradecemos a doação,  visitamos também  a Casa da Cultura que possui a biblioteca com seu nome e alguns de seus livros e no museu o Espaço Memória  com a Exposição Permanente da História de vida da famílias Lorenz e Bieszczad em Dom Feliciano. Vimos a casa onde ele residiu e depois visitamos o Memorial  Francisco Valdomiro Lorenz que abriga seus Restos Mortais e nos dirigimos ao Centro Espírita da Santa Auta “Casa de Deus”, no qual o palestrante Ubirajara do RJ veio para palestrar e encantou a todos com suas belas e reflexivas palavras. Foi um dia gratificante e de muito aprendizado, no qual eu Luciana que tive o prazer de participar junto sai feliz e renovada. Gratidão sempre.