segunda-feira, 30 de outubro de 2017

ESCRITOR VINÍCIUS LIMA LOUSADA VISITA DOM FELICIANO - A TERRA DE FRANCISCO VALDOMIRO LORENZ

No dia 29 de outubro de 2017 na parte da manhã o Escritor Vinícius Lima Lousada fez o lançamento de seu livro "A Conquista da Plenitude" no Teatro Coliseu em Camaquã, como parte da programação da Feira do Livro de Camaquã. E a tarde tivemos o prazer de recebe-lo em Dom Feliciano já que é a terra de Francisco Valdomiro Lorenz, homem sábio que aqui viveu e que ele também admira. Nunca é demais lembrar que Francisco Valdomiro Lorenz que é Patrono de Nossa Biblioteca Pública, nasceu na República Tcheca e era considerado um fenômeno linguístico, pois dominava  104 idiomas, aos 18 anos ele publicou seu primeiro livro em Esperanto, teve mais de 70 obras publicadas. Aqui era professor, agricultor e Médico Homeopata, escreveu para auxiliar os poloneses O Dicionário e uma Gramática Polonês-Português, era filósofo, astrônomo, astrólogo, médium e esperantista. O escritor também na ocasião visitou o Memorial de Francisco Valdomiro Lorenz, o qual guarda seus Restos Mortais e fica em frente ao Cemitério Municipal. Nos sentimos honrados com esta ilustre visita a nossa cidade!

domingo, 29 de outubro de 2017

TORNEIO INTERNO DE FUTSAL SE REALIZA NO GINÁSIO DE ESPORTES

No dia 28 de outubro de 2017 pela parte da manhã, realizou-se no Ginásio Municipal de Esportes o Torneio Interno de Futsal das Escolinhas de Futsal Feminina e Masculina, que tem suas aulas semanais coordenadas pelo Professor Cristhian Rauber. O Torneio interno é uma forma de incentivar ainda mais as crianças a gostarem do esporte, pois ao final do mesmo todos são premiados com medalhas. Fico feliz pelo meu filho Henrique participar e agradeço ao Professor Cristhian todo carinho e dedicação que tem com os pequenos. 

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

ENCONTRO REGIONAL DE CULTURA SE REALIZA EM IGREJINHA

No Dia 27 de outubro se realizou em Igrejinha – RS o Encontro Regional de Cultura com participação de representantes do Ministério da Cultura, SEDACTEL - Secretaria de Estado da Cultura e Conselho Estadual de Cultura. Eu como Diretora do Departamento de Cultura de Dom Feliciano estive representando o município e convidei mais entidades que estiveram junto representando a cidade, sendo o Departamento de Turismo, Indústria e Comércio participando com a funcionária Chaiane dos Santos Matos e Representando a DOMFAZ( Associação dos Artesãos) Sra. Lelia Maria Stelmaszczyk. Nas fotos falando estão o Prefeito de Igrejinha Exmo. Sr Joel e a Presidente do CODIC/FAMURS Joice Reis e comigo o amigo Leoveral Gölzer Soares que agora também faz parte da cultura do Estado. Foi um encontro bastante produtivo e esperamos que logo um próximo se realize pois como todos sabem a cultura é um dos setores menos favorecidos.

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

DIA DA CRIANÇA COMEMORADO NA CASA DA CULTURA

No dia 24 de Outubro de 2017, realizou-se em frente a Casa da Cultura a Comemoração pela passagem do Dia da Criança que estava programada para dia 11 mas foi adiada e transferida devido o mau tempo. A atividade realizada pela Secretaria Municipal de Cidadania, Ação e Desenvolvimento social além de ter a participação da comunidade teve participação das Escolas do Municipais com brinquedos infláveis, pintura de rosto, diversas apresentações artísticas, distribuição de algodão doce, lanche, suco e doces. Foi um momento de muita alegria pra toda criançada!!!

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

OUTUBRO ROSA – MÊS DE COMBATE AO CÂNCER – DEFENDA ESSA CAUSA

Outubro Rosa é um movimento que ocorre internacionalmente durante todo o mês de outubro. Ele tem como objetivo principal ressaltar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O Outubro Rosa começou na década de 1990, nos Estados Unidos, onde os estados faziam ações isoladas referentes ao assunto. Com a posterior aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional de prevenção contra o câncer de mama no país. Para mobilizar a população americana sobre a importância da ação, as cidades começaram a se enfeitar com laços rosas. Inicialmente, a ideia foi lançada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e os laços foram dados aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, em 1990. Depois disso, o objeto passou a ser distribuído em locais públicos, corridas, desfiles de modas, entre outros eventos. Embora a doença esteja presente no ano inteiro, o mês de outubro foi escolhido para representar a causa ao redor do mundo. Durante todo o período, é comum ver espaços e monumentos decorados e/ou iluminados com a cor. Em 2017, o Cristo Redentor, que fica no Rio de Janeiro, será um deles. No Brasil, o primeiro sinal de envolvimento com o Outubro Rosa aconteceu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor. Em outubro de 2008, o movimento ganhou ainda mais força e várias cidades brasileiras abraçaram o movimento. O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais. Então atenção mulheres não deixem se se cuidar.

CASA DA CULTURA COMEMORA SEUS 24 ANOS DE EXISTÊNCIA

No dia 1° de Outubro de 2017 o Departamento de Cultura promoveu uma TARDE CULTURAL, pela comemoração dos 24 anos da Casa da Cultura. O evento iniciou após as 16 horas na Praça da República em frente a Casa da Cultura. Com sonorização da PROFISSOM, teve as apresentações da Banda Municipal, Grupo Polonês Wesoly e Grupo de Danças Tradicionalistas da Escola Pe. Constantino Mirim e Juvenil. As Invernadas do CTG Dom Feliciano e os alunos do Curso Básico de Música da Casa da Cultura infelizmente não se apresentaram porque o tempo começou a ficar muito carregado e estas apresentações foram então adiadas. Tinhamos também uma Mateada com apoio da Erva Schneider, mas estamos felizes porque tivemos uma boa participação da comunidade que nos prestigiar, pena que o mal tempo faz com que terminássemos o mesmo antes do previsto. A Diretora da Casa da Cultura Sra. Luciana Terezinha Novinski juntamente com sua equipe agradece de coração a todos que de alguma forma contribuíram para realização do mesmo, aos que se fizeram presentes alegrando nossa tarde, e aos que se apresentaram e seus coordenadores e professores que abrilhantaram nossa Tarde Cultural. E agradecemos também o apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Departamento de Turismo e Rádio Integração. Pois mesmo com imprevistos por causa do mau tempo o evento foi um sucesso.
Fotos: Casa da Cultura (Elis Regina Szarblewski), Renan Scislewski e Jornal da Integração.