quarta-feira, 31 de outubro de 2012

SOUZA CRUZ ENTREGA NOTBOOKS DO PROJETO SABER EM DOM FELICIANO

No dia 31 de outubro de 2012 os Orientadores Agrícolas da Souza Cruz de Dom Feliciano Renato, Laurí e Dotel  juntamente com a Diretora da Casa da Cultura Luciana Novinski Rembowski que apoia projetos de sustentabilidade da empresa, fizeram a entrega de 34 Notbooks da marca Positivo a produtores rurais de Dom Feliciano, sendo estes através do Projeto Saber da Souza Cruz, que mostrando sua preocupação com o eixo primário da cadeia produtiva, criou o mesmo para  beneficiar os produtores de Tabaco que buscam o conhecimento no mundo digital. O Projeto permite que produtores conveniados à Empresa tenham acesso à informática para gerir seus negócios e também para o lazer. A iniciativa consiste no subsídio da metade do valor de um computador pela Companhia que também paga antecipadamente a parcela do produtor ao fabricante. O produtor pagará a sua parcela a Souza Cruz no momento da comercialização da safra de Tabaco. O projeto iniciou em 2008 e continua até hoje, sendo um sucesso. A Diretora Luciana parabenizou os orientadores e a empresa pelo trabalho que desenvolvem com os agricultores além da produção de fumo, e em parceria com a SENAR que foram ministrados na Casa da Cultura durante o ano incentivando sempre uma vida melhor ao homem do campo.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

MEMORIAL EM HOMENAGEM A FRANCISCO VALDOMIRO LORENZ SERÁ APRESENTADO A COMUNIDADE

Dia 04 de novembro de 2012, será um dia marcante na história de Dom Feliciano, pois o Departamento de Cultura e Turismo juntamente com a Família Lorenz estarão homenageando um dos filhos mais ilustres que aqui já viveu, com um Memorial em sua homenagem, que estará brigando seus restos mortais que atualmente encontram-se em Porto Alegre. Falamos de Francisco Valdomiro Lorenz, homem de vida simples mas de conhecimento imcomparável. Escritor, professor, filósofo, médico homeopata, astronomo, astrólogo, esperantista, poliglota(dominava 104 idiomas)médium, patrono de uma loja maçônica, Delegado Geral do Círculo Esoterico do Pensamento no RS,Doutor em Cabala e chefe de família amoroso e exemplar. Escreveu uma gramática e um dicionário português - polonês para ajudar os imigrantes poloneses que aqui chegaram e não conheciam o idioma. Foi autor por muitos anos do ALMANAQUE DO PENSAMENTO tendo o escrito com todas as previsões corretas até 1964, tendo falecido em 1957. Era um reconhecido esperantista, e sonhava com a possibilidade de uma Língua Universal como o Esperanto em todo planeta. Trabalhou incansavelmente por nossa comunidade por isso lhe prestamos esta homenagem como forma de dizer muito obrigado por tudo. Estarão presentes no evento o Embaixador e Cônsul da República Tcheca, Cônsul Honorário de Porto Alegre, entre outras autoridades, representantes de entidades, familiares e visitantes. E você também é nosso convidado especial, venha prestigiar este momento conosco as 11h do dia 04 de novembro, contamos com sua presença!

AGRICULTORAS DO MUNICÍPIO PARTICIPAM DE CURSO DE ARTESANATO DO SENAR

No final do mês de outubro realizou-se na Casa da Cultura o Curso de Artesanato de Pintura em Tecido e tingimento, oferecido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais em parceria com o SENAR as agricultoras de nosso município. O Curso teve apoio da Casa da Cultura que cedeu o espaço para que o mesmo se realizasse e teve a duração de uma semana com oito horas diárias de aula. As participantes tiveram a oportunidade de aprender diversas técnicas neste tipo de artesanato, e a Professora do mesmo disse que ficou impressionada com a dedicação das alunas, que por uma semana deixaram de seus afazeres diários para se dedicar ao mesmo. O encerramento aconteceu na sexta-feira dia 26 de outubro com uma confraternização e as presenças de Karine e Zélia funcionárias do Sindicato que coordenaram o projeto.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

FEIRA DO LIVRO E DIA DA CRIANÇA 2012

Nos dias 02 e 03 de outubro, a Secretaria de Educação e Cultura e a Secretaria de Cidadania, Ação e Desenvolvimento Social realizaram em parceria à 5ª FEIRA DO LIVRO e o DIA DA CRIANÇA com muitas atrações e diversão para toda criançada do município, jovens e adultos. Além de várias peças de teatro, show de mágicas,  distribuição de lanche e algodão doce, pintura de rostos, venda de livros e esculturas de balões, estiveram palestrando na Feira os grandes escritores Tabajara Ruas, Carlos Urbim e Mario Pirata, e não podemos deixar de citar a animação durante toda Feira do talentoso Marcelo Maresia. Sem dúvida nenhuma, aqueles que tiveram oportunidade de prestigiar a mesma saíram felizes, pois adquiriram mais cultura e conhecimento. Tive o prazer de receber os escritores, Marcelo e os atores da Peça Teatral “Os Zuretas” na Casa da Cultura, e além de todos possuírem enorme talento, continuam sendo pessoas simples e encantadoras. Parabéns aos organizadores do evento que foi um sucesso, pois até a decoração estava maravilhosa, todos os visitantes, especialmente as crianças adoraram!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

ACADÊMICOS E ALUNOS DO PROJETO DE EXTENSÃO CELARI DA UFRGS VISITAM DOM FELICIANO

No dia 28 de setembro o Departamento de Cultura e Turismo recepcionou na cidade de Dom Feliciano um grupo de turistas muito especiais, acadêmicos e idosos do Projeto de Extensão CELARI da UFRGS, que  visitaram Dom Feliciano para conhecer a cultura dos imigrantes poloneses. A cidade foi escolhida na Oficina Cultural: explorando a colonização do Rio Grande do Sul onde foram estudadas as imigrações italiana, açoriana, polonesa e alemã. A oficina tem por objetivo estimular o interesse por atividades de lazer com conteúdo cultural que incentivem o estudo e a aplicação do conhecimento adquirido. Assim, em quatro encontros é estudada uma colonização e escolhida uma cidade para ser visitada. O projeto é coordenado pela Assistente Social Eliane Blessmann e na sua equipe conta com as 3 estagiárias de Serviço Social e 2 de Educação Física. A Professora Cristina Noel filha de um de nossos visitantes também nos acompanhou na visita. Conhecemos o Santuário, a Cruz do Imigrante, O monumento do Imigrante, a Casa da Cultura e também foram apresentados vídeos sobre a Colonização Polonesa e sua história aqui em Dom Feliciano. Ficamos felizes por termos esta oportunidade de mostrarmos o que preservamos em nossa cidade que tem na sua maioria descendentes de imigrantes poloneses.

EXPOSIÇÃO DE DESENHOS DAS CRIANÇAS DA COMUNIDADE ABRE AS ATIVIDADES DA 6ª PRIMAVERA DE MUSEUS


No dia 24 de setembro iniciou-se á 6ª Primavera de Museus, que é uma atividade coordenada pelo Ibram e realizada pelas instituições museológicas brasileiras, acontece anualmente no início da primavera, com o objetivo de sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade. Este ano em todo país mais de 800 instituições participaram do evento que teve como tema “A Função Social dos Museus” , sendo em homenagem aos 40 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada em 1972. Pois a  partir da assinatura desta declaração, os museus passaram a ser entendidos como instituições a serviço da sociedade com importante papel na formação da consciência das comunidades. Este ano inovamos nossa Exposição colocando a disposição dos alunos para visitação o Museu e para que após esta visita os mesmos pudessem realizar um desenho referente ao mesmo, por isso a Exposição chama-se “O que eu vi no Museu?”  Uma Exposição composta por desenhos de alunos de nossa comunidade, e que retrataram no papel o que elas acham interessante no museu quando fazem uma visita ao mesmo. Sendo que  os vencedores selecionados por série, receberam um Kit com material para desenho, e foram eles: Jardim da E. M. E. F. Catulino Pereira da Rosa - Karoline Tyska, Pré – Escolar da E. M. E. F. Catulino Pereira da Rosa - Rudinei Junior Figueira Schaun, 1º série E.M.E.F Catulino Pereira da Rosa – Diogo Wisniewski, 2ª série E.M.E.F. Catulino Pereira da Rosa - Raiana Ribeiro de Souza, 3º série E. E. E. M. Dom Feliciano - Rafael Tyska, 4º série E. M. E. F. Catulino Pereira da Rosa - Rafael Moreira Rodrigues e 4ª série da E. E. E. M. Dom Feliciano - Mariana Maliszewski, 6º série E. M. E. F. Pe. Vieira da Ponte do Sutil - Marcia Graziele Zaikowski, Projeto São Francisco de Assis: Dionas Matias Silveira e Anderson Pinheiro Tavares. Agradecemos as professoras que trouxeram seus alunos, os incentivando a desenhar e assim participar da 6ª primavera de museus e também nosso muito obrigado a todos os alunos que fizeram seus desenhos que estavam muito bonitos, porém não poderíamos premiar todos por isso escolhemos com muita dificuldade um por série para agradecer de alguma forma o esforço de cada um.

INICIAM-SE AS AULAS DE LÍNGUA POLONESA EM DOM FELICIANO

No dia 17 de setembro de 2012 iniciaram-se na Casa da Cultura do Imigrante as aulas de Língua Polonesa do Projeto “Klub Polski” ministrado pela Professora Malgorzata Kawalec da Polônia e com patrocínio do Consulado Geral da Polônia no Brasil que fica em Curitiba, através da BRASPOL – Núcleo de Dom Feliciano. O Curso atende crianças de todas as idades, jovens e adultos sendo ministrado na Casa da Cultura do Imigrante, e também atendendo a E.M.E.F. Nossa Senhora de Fátima no interior do município, e Escola Catulino na cidade, ensinando a Língua Polonesa e realizando concursos que estimulem conhecimentos sobre a Polônia, suas tradições e costumes, o mesmo terá duração de 3 meses. A Presidente da BRASPOL  - Luciana T. Novinski Rembowski disse estar muito feliz por poder dar continuidade a este projeto que esta em seu 3º ano e que era apoiado pela Administração Municipal, porém este ano impossibilitados de receber este apoio buscamos auxílio junto ao Consulado e tivemos o Projeto aprovado, é uma conquista para o município, pois só assim conseguiremos continuar resgatando  e preservando  este idioma que foi trazido por nossos antepassados e que infelizmente com o passar dos anos esta sendo cada vez mais esquecido.  Os alunos se dizem contentes por terem esta oportunidade, e queremos continuar este projeto com cada vez mais alunos e buscando novos objetivos, tentando a conquista de intercâmbios com nossos jovens indo visitar a Polônia e jovens poloneses vindo até o  Brasil. Em Dom Feliciano a Polônia esta mais próxima através do projeto “Klub Polski”.