sexta-feira, 27 de maio de 2011

DIA DO DESAFIO 2011 EM DOM FELICIANO



No dia 25 de Maio de 2011 os moradores da cidade de Dom Feliciano foram convidados a participar de mais um “DIA DO DESAFIO”. Evento coordenado pelo SESC que envolve cidades do mundo inteiro em uma disputa saudável de atividades físicas.
A proposta neste dia é que cada cidadão realize 15 minutos de atividade física diferente da habitual, sair da rotina pelo bem da boa saúde e boa forma. Todas as escolas do município, comércios, rádio e administração pública participam dessa brincadeira saudável. Este ano além das atividades tradicionais haverá como no ano anterior, um torneio de Futebol Masculino e de Vôlei Feminino entre as secretarias municipais.
O que vale neste dia não é vencer a cidade adversária, mas provar a sí mesmo o quanto a atividade física é importante para nossa saúde e que este dia sirva como estímulo para que pratiquemos algum exercício físico uma vez ao dia, para termos uma vida saudável e feliz.
A todos que participarem de mais um Dia do Desafio nossos parabéns!

LANÇAMENTO DO INSTITUTO FRANCISCO VALDOMIRO LORENZ REALIZOU-SE DIA 24 DE MAIO

Um sonho tornando-se real, esta talvez seja a definição mais correta para citar o Lançamento do Instituto Francisco Valdomiro Lorenz que ocorreu no dia 24 de maio de 2011- data de falecimento deste grande mestre-, em Porto Alegre no Memorial do RS. A Cerimônia teve início às 18 horas e 30 min e contou com a presença de muitas pessoas ligadas à cultura de paz e sabedoria que Lorenz pregou por uma vida inteira.
     A Diretora Luciana T Novinski Rembowski teve a honra de ser a Mestre de Cerimônia do evento e a mesa das autoridades foi composta por: Fernando Lorenz de Azevedo (bisneto de Lorenz e idealizador do projeto), Roberto S. Pryn – Representando a Secretaria de Cultura do Estado, Roberto Bandeira Pereira – Promotor de Justiça e um defensor da causa, José Luiz Silveira – Venerável Mestre da Loja Maçônica Francisco Valdomiro Lorenz e Maria Elizabete Barbieri – Presidente da Federação Espírita.
     Cabe citar também a presença dos familiares de Lorenz, do ilustre Professor Cícero Teixeira (da Casa Bezerra de Menezes e amigo de Lorenz), de Adilson Silva Ramachandra, da Editora Pensamento (editora que editou a maioria dos livros de Lorenz); e de Patrícia Fonseca, representando o Presidente da Assembléia Legislativa Adão Villaverde. Também compareceu o Diretor do Museu Júlio de Castilhos, Joel Santana; o Presidente da Fundação Brigada Militar, Cláudio Paiva; e a Secretária de Educação de Dom Feliciano, Sanai da Silva Nunes. Além dos representantes do Grupo de Estudos Espíritas de Dom Feliciano, promotores e demais convidados de Dom Feliciano e região que apóiam a criação do Instituto Francisco Valdomiro Lorenz.
     O Instituto Francisco Valdomiro Lorenz, segundo Fernando Lorenz, será “Uma instituição voltada para o bem comum, de cunho social, em auxílio aos menos favorecidos. Como o exemplo de vida do homenageado, que dedicou sua existência terrena a fazer o bem ao próximo".
    O Instituto terá sede em Dom Feliciano, e funcionará na casa que pertenceu ao filho mais velho de Lorenz, Oto Lorenz. Terá biblioteca, memorial, espaço para teatro e cyber café. Também será lançado um site do Instituto que logo poderá ser acessado, com todas as informações do mesmo. Esperamos que 54 anos após sua morte, Francisco Valdomiro Lorenz seja reconhecido, por todo trabalho que dedicou ao seu semelhante.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

VISITA AO VICE-GOVERNADOR PARA APRESENTAÇÃO DO INSTITUTO FRANCISCO VALDOMIRO LORENZ FOI POSITIVA

Na segunda-feira (23 de maio), no Palácio Piratini, Sala dos Espelhos, realizou-se reunião cujo assunto foi o Instituto Francisco Valdomiro Lorenz e a preservação de sua história.
   Representando o governador, o Vice-governador Beto Grill recebeu juntamente com o Secretário de Cultura de Estado Luiz Antonio de Assis Brasil, o Embaixador da República Tcheca Ivan Jancarek, acompanhado do principal coordenador do Instituto Fernando Lorenz de Azevedo (bisneto de Lorenz), sua prima Solange Lorenz Bossle, o Prefeito de Dom Feliciano Clenio Boeira da Silva, a Diretora de Cultura e Turismo Luciana T Novinski Rembowski, representantes da Federação Espírita, da Loja Maçônica e promotores ligados à causa.
   Conquanto, foram apresentadas ao Vice-governador e ao Secretário de Cultura do Estado, as pretensões com a criação do Instituto que será sediado em Dom Feliciano e tem, como principal objetivo, promover ações de cunho social para favorecer principalmente os mais carentes. Seguindo assim, o exemplo de Francisco Valdomiro Lorenz, que sempre fez o bem ao próximo, divulgando uma filosofia de paz, como o Esperanto, numa época de guerra.
   Fernando Lorenz fez a entrega de um documento ao Vice-governador, contendo todo trabalho que será realizado após o Lançamento da Pedra do Instituto, que será no dia 24 de Maio de 2011, no Memorial do RS. Além disso, o prefeito Clenio entregou em mãos o Projeto de Criação do Mausoléu em homenagem a Francisco Valdomiro Lorenz, que já tem local definido e logo será construído, para receber os restos mortais deste ilustre morador de Dom Feliciano.
   Tanto o Embaixador quanto o Vice-Governador, assim como o Secretário de Cultura, firmaram apoio ao Projeto. Comprometeram-se a colaborar da forma que for possível para o sucesso do trabalho de resgate e preservação da história deste grande homem, que viveu no Rio Grande do Sul, na pequena cidade de Dom Feliciano. Reconhecimento de uma trajetória de doação e bondade, que começa somente 54 anos após a morte de Lorenz.
   Francisco Valdomiro Lorenz “Das memórias de um homem. Lições para uma nova geração”.

domingo, 22 de maio de 2011

DIRETORA DE TURISMO DE DOM FELICIANO É A REPRESENTANTE DA REGIÃO CENTRO SUL NO FÓRUM ESTADUAL DE TURISMO

A Secretaria do Estado de Turismo (SETUR), após a organização e realização do Fórum Estadual do setor, prepara a Conferência Estadual do Turismo, que deve ocorrer ainda este ano. Com o objetivo de reestruturar a atividade no Rio Grande do Sul, o projeto começa, a partir de agora, a tomar forma.
O processo de mobilização, coordenado pela Secretaria, terá desafios como a elaboração e validação do Plano Estadual de Turismo, as reestruturações do Colegiado Estadual de Turismo, do Fundo Estadual de Turismo e da Estratégia de Regionalização do Estado, além de proposição dos marcos legais do segmento.
Nesta quarta-feira dia 18 de maio na Sede da Setur realizou-se  umas das primeiras reuniões preparatórias, com a presença de representantes de todo Estado indicados por suas regiões. A Região da Costa Doce é composta por duas Microrregiões  que unidas farão uma Conferência Regional, sendo a  Microrregião Centro Sul, composta por 13 municípios, representada pela Diretora de Cultura e Turismo de Dom Feliciano Sra.  Luciana Terezinha Novinski Rembowski, e na Microrregião Sul composta por 20 municípios, representada pelo Secretário  de Cultura e Turismo de Jaguarão  José Alencar Oliveira Porto, que trabalharão juntos pelo desenvolvimento turístico da Costa Doce.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO DE FOTOS "O PASSADO PRESENTE EM IMAGENS" REALIZOU-SE NESTE DIA 16 DE MAIO

As 10 horas do dia 16 de Maio de 2011 realizou-se na Casa da Cultura do Imigrante a abertura da Exposição "O PASSADO PRESENTE EM IMAGENS", uma das atividades da 9ª Semana Nacional de Museus. Estiveram presentes na Cerimônia de abertura representantes da Administração Municipal, Secretaria de Educação e professores e alunos das Escolas Estadual e Catulino Pereira da Rosa. A exposição além de fotos conta também com alguns quadros, sendo eles não só de imigrantes poloneses, mas também de tchecos como nosso ilustre filósofo Francisco Valdomiro Lorenz e sua esposa e um quadro bastante antigo de seus pais Tereza e Francisco Lorenz. Convidamos a toda comunidade e região para visitar- nos em horário comercial, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas até sexta -feira, e no sábado e no domingo durante a tarde. São fotos muito interessantes que retratam a grande diferença de quando os imigrantes chegaram para os dias de hoje. Uma volta ao tempo através de imagens que nos fazem valorizar todo trabalho que este povo teve quando aqui chegou para hoje vivermos melhor.

MUSEU DE DOM FELICIANO TAMBÉM PARTICIPA DA 9ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

O Museu Municipal de Dom Feliciano, que encontra-se junto a Casa da Cultura do Imigrante,na rua 7 de setembro nº 38, estará este ano participando da 9º Semana Nacional de Museus, que acontece em todo Brasil de 16 à 22 de Maio com o tema “Museu e Memória” e convida a todos para prestigiarem umas das atividades que será a EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS:  " O PASSADO PRESENTE EM IMAGENS”
Uma exposição muito interessante que retrata o dia a dia dos Imigrantes Poloneses que chegaram aqui a partir de  1891, são fotos que foram doadas ao acervo do Museu, mas em sua maioria sem identificação. A Exposição inicia dia 16 e se encerra dia 22 de maio de 2011 na Casa da Cultura do Imigrante em horário comercial, convidamos a todos a nos visitarem, resgatando a memória a história deste povo que aqui chegou e fez sua morada.
Nas escolas Pólo Municipais haverá a Exibição do Documentário “Construindo um Império”, para os alunos das 7ª séries, sendo também uma atividade da 9ª Semana Nacional de Museus.
Maiores informações sobre atividades em outros museus do Estado podem ser encontradas no site :  http://www.museus.gov.br/noticias/ibram-divulgacao-programacao-completa-da-9-semana-nacional-de-museus-3/

segunda-feira, 9 de maio de 2011

PROJETO “A LÍNGUA POLONESA NAS ESCOLAS” REALIZOU-SE NA CIDADE COM APOIO DA BRASPOL LOCAL E PREFEITURA MUNICIPAL

Desde o início do ano letivo estava se realizando na Escola Municipal de Ensino Fundamental Catulino Pereira da Rosa o Projeto “A Língua Polonesa nas Escolas” ministrado pela Professora Malgorzata kawalec,  um projeto realizado pela BRASPOL - Núcleo de Dom Feliciano com apoio da  Comunidade da Polônia "Stowarzyszenia Wspólnota Polska" que pagou as passagens para a Professora e também apoio da Prefeitura Municipal que cedeu  hospedagem, alimentação e material para as crianças durante as aulas.
As crianças de 3ª e 4ª séries e também as crianças da sala de recursos com necessidades especiais, foram contempladas pelo projeto e até o início de maio, aprendendo  o básico do idioma polonês e algumas noções de artesanato como o tradicional “Wycinanki”.
A Presidente da Braspol local Sr. Luciana T Novinski Rembowski disse que espera que através deste projeto as crianças se sintam motivadas em se dedicar a preservação do idioma polonês trazido por nossos antepassados, continuando seus estudos em casa, para quem sabe ano que vem darmos continuidade ao mesmo através de outros projetos.

domingo, 8 de maio de 2011

ENTREGA DE CERTIFICADOS DO CURSO DE LÍNGUA POLONESA

No dia 06 de Maio de 2011 às 19 horas, realizou-se na Casa da Cultura do Imigrante realizou-se a entrega de Certificados de Conclusão dos Cursos  Básico de Língua Polonesa, do Nível  AO referente aos alunos que não falavam o idioma e Nível A1 dos alunos que compreendiam ou falavam o idioma. O projeto realizado pela  BRASPOL - Núcleo de Dom Feliciano através do apoio da  Comunidade da Polônia "Stowarzyszenia Wspólnota Polska" que pagou as passagens para a Professora e da Prefeitura Municipal através de hospedagem, alimentação e material didático foi  ministrado pela Professora da Polônia Malgorzata Kawalec e teve duração de 2 meses e 100% de aproveitamento. No encerramento a Professora agradeceu a todos que dispuseram de seu tempo para aprenderem a Língua de nossos antepassados, e disse ter esperança de continuar este projeto, mas não sou de Língua Polonesa, mas envolvendo também música, culinária, dança e outras artes,  e na ocasião entregou a Diretora da Casa da Cultura como forma de homenagem aos alunos e a Casa da Cultura um quadro com a imagem de um dos belíssimos Castelos da Polônia. O Prefeito Municipal Sr. Clênio Boeira da Silva também esteve presente na Cerimônia e disse estar feliz por podermos estar ofertando esta oportunidade a nossa comunidade, e espera que este vínculo criado com a Polônia continue para que mais bons projetos aconteçam.  Lamentamos que infelizmente  alguns dos alunos não puderam estar presentes na conclusão, mas agradecemos aqueles que estavam e que após juntos confraternizaram em um clima de alegria e descontração. Em nome da Casa da Cultura agradecemos a todos que participaram do curso no intuito de preservarmos o idioma trazido  por nossos imigrantes.

domingo, 1 de maio de 2011

PAPA POLONÊS JOÃO PAULO II É BEATIFICADO NESTE DIA 1º DE MAIO

É com muita emoção e fé que o mundo inteiro se prepara através de orações para a Cerimônia de Beatificação de nosso adorado Papa João Paulo II no Vaticano neste dia 1º de Maio de 2011, sendo no primeiro domingo após a Páscoa, denominado Domingo da Divina Misericórdia que foi instituito pelo Papa João Paulo II em vida.
O Rito de Beatificação será presidido pelo Santo Padre Papa Bento XVI na Basílica de São Pedro. A cura da religiosa Francesa Marie Simon-Pierre Normand do Mal de Parkinson foi o milagre reconhecido para a Beatificação. Esperamos que logo mais um milagre seja reconhecido e documentado para que nosso Papa também seja aclamado como "Santo", pois em nossos corações já o consideramos assim.
E pelo seu carisma e bondade imcomparáveis estará sempre vivo em nossos corações e nossa memória!
A benção João de Deus, agora Beato de nossa Santa Igreja!