sábado, 18 de setembro de 2010

RESGATANDO A HISTÓRIA DE JOÃO CÂNDIDO QUE NASCEU EM DOM FELICIANO

Na foto (da esquerda p/ direita) Diretora da Casa da Cultura Sra. Luciana T Novinski Rembowski, o Diretor do Filme “Memórias da Chibata” do Rio de Janeiro Sr. Marcos Manhães Marins, a escritora do Livro “Tributo a João Cândido” de Encruzilhada do Sul Sra. Maria Luci Corrêa Ferreira e o Fotógrafo e Webdesign do Rio de Janeiro Daniel Marins.
O Grupo esteve reunido no dia 16 de setembro de 2010 em Dom Feliciano, por um motivo muito especial, recordar e resgatar para poder continuar preservando a história de João Cândido Felisberto o “Almirante Negro” que liderou a Revolta da Chibata no Rio de Janeiro a 100 anos atrás.
João Cândido nasceu na localidade de Coxilha Bonita no Herval em Dom Feliciano, é o motivo de orgulho possuirmos um filho tão ilustre, por isso recebemos com o apoio do nosso Prefeito Municipal Sr. Clênio Boeira da Silva grande incentivador da cultura e do resgate de nossa história, a visita do Diretor Marcos que acompanhado do fotógrafo Daniel vieram buscar mais informações e realizar filmagens em propriedades por onde João Cândido e seus familiares viveram, incluindo a visita a casa do Sr. Vicente Moreira de Almeida de 89anos, neto do Fazendeiro de Coxilha Bonita que conviveu com os irmãos de João Cândido, e lembra das histórias contados por seus antepassados sobre o Almirante Negro, um momento emocionante onde o Diretor pode registrar em vídeo os relatos vividos naquela época e que permanecem vivos na memória do Sr. Vicente. O mesmo trabalha agora na produção de um longa metragem que chamaría-se "Chibata" e com com certeza será mais um grande sucesso assim como foi o Curta Metragem dirigido por ele e muito premiado.
Foi uma experiência fantástica onde podemos voltar no tempo através de imagens e histórias e esperamos ter contribuído para que esta história não se perca e João Cândido um exemplo de coragem e determinação receba um dia o título de Herói Nacional, que seria o mínimo pela bravura em que teve a 100 anos quando liderou a “Revolta da Chibata”.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Vamos comemorar a SEMANA FARROUPILHA com muito orgulho!

Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha são os nomes pelos quais ficou conhecida a Revolução ou guerra regional, de caráter Republicano, contra o Governo Imperial do Brasil, na então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, e que resultou na Declaração de Independência da Província como Estado Republicano, dando origem à República Rio-Grandense. Estendeu-se de 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845. Todos os anos do dia 14 ao dia 20 de setembro os gaúchos comemoram esta passagem com homenagens e desfiles tendo o evento a cada ano um tema específico. A proposta de trabalho para o tema de 2010 é “Farroupilhas: ideais, cidadania, revolução.”, representada através de três aspectos:  
- Os ideais:
explorar as razões que levaram os farroupilhas a se colocarem em posição antagônica ao Império. Questões como os altos impostos sobre a terra e sobre a produção de charque, a idéia de República e de Federalismo, o direito de escolher (eleger) os representantes políticos, o direito ao tratamento homogêneo entre os servidores militares.
- A cidadania: os farroupilhas enquanto cidadãos, com famílias, com propriedades, com direitos civis, com deveres de cidadãos. A questão da falta de escolas e do analfabetismo. A questão do trabalho campeiro. Destacar momentos de lazer e descontração com jogos, bailes, carreiras, e explorar  a questão da religiosidade através da presença da Igreja católica nas questões políticas, dos casamentos e batizados.
- a Revolução: a decisão extrema de pegar  em amas para fazer valer direitos cidadãos e para alcançar os ideais que os moviam. Mostrar a movimentação das tropas no território, destacar a vida nas três capitais farroupilhas.
Que possamos com orgulho e alegria aproveitar os Festejos Farroupilhas!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

SEMANA DA PÁTRIA - VENHA PARTICIPAR CONOSCO


1º de setembro, dia que começam as comemorações da Semana da Pátria que tem seu apogeu no dia 7 de setembro, data que comemoramos a Independência do Brasil.
É uma ocasião propícia para se falar sobre Cidadania.
Como podemos exercer nossa cidadania?
Conhecendo nossos direitos e deveres, participando da vida política do nosso país, respeitando as pessoas e suas distintas culturas, cuidando do meio ambiente, abandonando preconceitos e fundamentalismos...
Todas essas atitudes fazem com que nos tornemos cidadãos de verdade, pessoas merecedoras de respeito, afinal "Pátria é vida com dignidade".
Convidamos a toda comunidade para nesta Semana da Pátria participarmos das atividades alusivas a esta data que estarão acontecendo na Praça Pe. Estanislau Nowak às 8h 30 min e às 16h 30 min.
Lembrando que os temas deste ano são:
A Nível Nacional – Amazônia – Patrimônio do Povo Brasileiro
A Nível Estadual – APAE/RS – Conquistando caminhos para ser e conviver
A Nível Municipal – João Cândido Felisberto – O Almirante Negro líder da Revolta da Chibata que nasceu em Dom Feliciano.

7 de Setembro é o Dia de Celebrar a Pátria Amada: BRASIL

ENTREGA DE QUADROS SORTEADOS

No dia 28 de Agosto no Programa Realidade da Rádio Integração a Diretora da Casa da Cultura do Imigrante Sra. Luciana T Novinski Rembowski realizou o sorteio de 2 Quadros de Pintura à óleo da Artista Cecília Golebiowski que fez uma Exposição de seus trabalhos do dia 07 ao dia 27 de Agosto de 2010.
A Equipe da Casa da Cultura e a artista agradecem aos 577 visitantes que prestigiaram a exposição e assinaram o livro de visitas e que concorreram pela assinatura as obras.
Os números sorteados foram 132 e 379 sendo os ganhadores os alunos Thainan Alexandre da Escola Estadual e Érico Maciejewski da Escola Catulino Pereira da Rosa.
A todos mais uma vez nosso muito obrigado por prestigiarem mais uma atividade cultural que realizamos, na foto vemos os ganhadores.